Madeira

Os Verdes lamenta "redutora" candidatura das Levadas da Madeira a Património Mundial

Partido ecologista diz que candidatura é "importante, mas sabe a pouco"

None

O partido ecologista Os Verdes destacou esta terça-feira, 24 de Janeiro, a importância da entrega do processo de candidatura de classificação das Levadas da Madeira a Património Mundial junto da UNESCO, lamentando, contudo, que seja "tão redutora e pouco ousada, temendo as consequências futuras desta limitação".

O processo agora entregue na UNESCO, no qual só é pedida a classificação de oito levadas, é decepcionante, pouco ambicioso e pode até trazer riscos futuros associados para estas oitos levadas, assim como para as restantes. O pedido formalizado deixa de fora levadas importantíssimas da rede e da história da ilha e do carácter único que a gestão da água assumiu na Madeira em relação ao restante território nacional. É disso exemplo, a Levada do Curral e Castelejo, a Levada dos Moinhos, a Levada dos Piornais ou a Levada Nova na Ponta do Sol, entre muitas outras.  Os Verdes

O partido entende que a limitação da candidatura a apenas oito levadas "vai centrar a atenção do turismo e gerar uma pressão humana, principalmente sobre estas levadas, o que poderá pôr em causa a sua própria sustentabilidade ambiental e a do meio envolvente, nomeadamente nas áreas de Laurissilva".

Os Verdes teme que o Governo Regional pretenda "ficar de mãos livres para o abandono ou para levar a cabo alterações substanciais que conduzam à total descaracterização" das restantes levadas. 

Para Os Verdes a Candidatura apresentada é importante mas sabe a pouco, ficando muito aquém das expectativas de todos os que defendem este valioso património. No entanto o PEV regozija-se com o papel determinante que desempenhou para a efectivação desta candidatura. Ela é a prova que vale a pena lutar mesmo quando as vitórias são parciais. Os Verdes