Madeira

Prioridade é "assegurar a todos um plano de formação", diz Jorge Carvalho

Tome nota da agenda para esta terça-feira

None
Foto Aspress

A 24 de Janeiro comemora-se o Dia Internacional da Educação

Para assinalar a efeméride o Município da Ribeira Brava promove um fórum dedicado ao ensino internacional. 

A iniciativa realiza-se no auditório da Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares, pelas 14 horas, e contará com a presença do secretário regional Jorge Carvalho, que vai abordar o futuro da Educação. Em jeito de antevisão, o DIÁRIO foi falar com o governante sobre os principais desafios à Educação na Madeira.

A Educação é sempre um processo inacabado Jorge Carvalho

Oiça o depoimento do secretário regional da Educação ao DIÁRIO:

No fórum, que decorre sob o tema ‘Alarga os teus horizontes’, serão também debatidos os programas disponíveis para uma aprendizagem fora de portas, com destaque para o 'Erasmus+' e ‘Mais Mobilidade’.

A par de Jorge Carvalho, serão oradoras a professora da reitoria da Universidade da Madeira, Elsa Fernandes e a directora regional da Juventude, Carla Berenguer.

O fórum encerra com a intervenção do presidente da Câmara Municipal da Ribeira Brava, Ricardo Nascimento.

Consulte aqui o programa completo:

A Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou, em Dezembro 2018, o dia 24 de Janeiro como o Dia Internacional da Educação. O seu objectivo é sensibilizar a sociedade civil para que se cumpra o direito à Educação, consagrado no artigo 26º. da ‘Declaração Universal dos Direitos Humanos’ (1948) e na ‘Convenção sobre os Direitos da Criança’ (1989). Por outro lado, procura-se sublinhar o papel da educação enquanto meio para quebrar ciclos de pobreza e para o desenvolvimento social. Em 2023, o tema é “investir nas pessoas, priorizar a educação”.

Hoje termina também a fase de consulta pública do Plano Regional de Saúde 2021-2030 (PRS). De acordo com a Direcção Regional de Saúde, "o Plano Regional de Saúde 2021-2030 (PRS) é um documento de planeamento estratégico em saúde, integrador e de base populacional, que resulta de um trabalho de criação participativa, multinível e multissectorial para a identificação de necessidades de saúde e prioridades em saúde e a selecção das estratégias de intervenção adequadas para assegurar a saúde sustentável".

Plano Regional de Saúde 2021-2030 em fase de consulta pública

O Plano Regional de Saúde 2021-2030 (PRS) está em fase de consulta pública até o dia 24 de Janeiro. 

Aceda aqui aos documentos:

Outros assuntos que marcam a agenda desta terça-feira:

09h30/17h00 Têm início os trabalhos de limpeza de árvores na faixa Norte da Avenida Sá Carneiro, no Funchal. A operação decorre ao longo de quatro dias (24, 25, 26 e 27 de Janeiro), no mesmo horário. Tenha em atenção que a circulação rodoviária no referido troço estará condicionada.

10h00 Prossegue no Parlamento madeirense o 19º Encontro Internacional de Juristas. O reflexo dos 75 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos dá mote a este evento, que junta até quinta-feira (26 de Janeiro) cerca de 120 juristas, juízes e magistrados de Portugal, do Brasil, da Argentina, de Itália e da Grécia. Consulte aqui o programa:

10h00 O Grupo Parlamentar do PSD Madeira realiza, na Rua do Aljube (junto à Sé Catedral do Funchal), uma iniciativa política.

11h00 A Comissão para as comemorações dos 50 anos de 25 Abril promove uma conferência de imprensa, no Largo do Colégio, no Funchal.

11h30 O PCP realiza, junto ao Instituto de Emprego da Madeira, sito à Rua da Boa Viagem (Funchal), uma iniciativa política para abordar o "uso abusivo dos Programas de Ocupação Temporária de Desempregados (POT) para desempenhar necessidade de trabalho permanentes".

11h30 O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, estará nas instalações do Comando Regional da PSP, onde será entregue novo equipamento informático àquela polícia, na sequência de protocolo firmado entre a Polícia e o Executivo madeirense. Serão entregues 20 computadores portáteis, 50 computadores de secretária e 50 monitores, no valor total de 78.105 euros.

O protocolo entre o Governo Regional e a PSP foi inicialmente firmado a 10 de Fevereiro de 2006 e renovado a 4 de Setembro de 2019, com o objectivo de “garantir que a acção e capacidade operacional das forças de segurança na Região, seja facilitada e mais bem cumprida, nomeadamente abrangendo viaturas e equipamento de diversa índole”, sustenta o executivo em comunicado de imprensa. 

14h00 O Grupo Parlamentar do Partido Socialista promove uma conferência de imprensa, junto ao Teleférico, no Jardim do Almirante Reis, no Funchal. A iniciativa terá como porta-voz o presidente do PS-M, Sérgio Gonçalves.

16h00 Miguel Albuquerque visita as instalações do Centro de Inteligência Artificial da Madeira (IA), localizado no edifício da Ribeira da Boaventura, em Santa Cruz. Tratam-se das instalações da Datamentors, que surge, em relação à Região, como um ‘player’ de incubação empresarial focado nas áreas de IA.

A 7 de Junho de 2022, foi assinado entre a Região e a Datamentors um protocolo de cooperação nas áreas da capacitação digital e da utilização da Inteligência Artificial nas empresas, tendo a dita empresa procido à transformação total do espaço cedido pelo Governo Regional. Esta transformação permite ao espaço em questão ter uma capacidade total para receber cerca de 140-160 pessoas, desenvolver iniciativas de formação, além de uma área para I&D, colaboração e, também, um ‘open-space’.

CULTURA E ENTRETENIMENTO

17h00 Esta terça-feira é inaugurada, no Centro Cultural John dos Passos, na Ponta do Sol, a mostra de fotografia ‘Identidades atlânticas: a perspectiva patrimonial’. Trata-se de uma exposição organizada pelo Cabildo de Gran Canaria e pelo Cabildo de Lanzarote que, em colaboração com a Secretaria Regional de Turismo e Cultura e o Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicente’s, ficará patente na sala de exposições do Centro Cultural John dos Passos, até ao dia 24 de Fevereiro. O Secretário Regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, marca presença no evento.

Nesta exposição são então comparados e colocados em diálogo dois pontos de vista sobre os arquipélagos, captados pela lente dos fotógrafos europeus e insulares: a perspectiva patrimonial onde mostramos o importante papel da fotografia na criação da iconografia colonial nas Ilhas Canárias e o olhar de Javier Reyes, pelo qual poderemos assistir a uma extraordinária revisão da vida social e cultural do Norte da ilha de Lanzarote, que nos mostra a realidade insular destacada da visão de fora.

DESPORTO

19h45 O Sporting, vencedor do troféu nas duas últimas temporadas, e FC Porto tentam levantar a Taça da Liga de futebol, numa 16.ª edição que pode juntar 'leões' e 'dragões' na final, com Arouca e Académico Viseu como 'outsiders'. A 'final four', que vai decorrer em Leiria, arranca esta terça-feira com o Sporting a medir forças com o Arouca, pela primeira vez nesta fase da prova, e com o FC Porto, no único título nacional que ainda não tem no museu, a defrontar no dia seguinte o Académico Viseu, representante da II Liga e também estreante numa meia-final.

Em termos teóricos, Sporting e FC Porto parecem ter caminho aberto para no próximo sábado discutirem o título no Estádio Municipal de Leiria, reeditando a final de 2018/19, que o emblema de Alvalade venceu nas grandes penalidades, mas Arouca e Viseu prometem complicar a vida aos dois 'grandes'.

O grande ausente desta fase é o Benfica, recordista da prova com sete troféus, que caiu na fase de grupos por culpa do Moreirense, da II Liga, equipa que nos quartos-de-final acabou afastada pelo Arouca.

Os dois jogos das meias-finais assim como a final estão agendados para a mesma hora.

EFEMÉRIDES

1803 - É criada a Junta da Administração dos Fundos e Juros dos Reais Empréstimos portugueses, junta do crédito público.

1821 -- Começa, no Palácio das Necessidades, a sessão preparatória das Cortes Constituintes, encarregadas de redigir a Constituição de 1822.

1848 - James Marshall descobre a primeira pepita de ouro no Estado da Califórnia.

1907 - O britânico Baden-Powell organiza o primeiro grupo de escuteiros.

1919 - É dominada a revolta monárquica de Lisboa.

- A esquadrilha americana de hidroaviões é a última a abandonar a Base Naval de Ponta Delgada, no âmbito do seu desmantelamento.

1924 - A cidade de Petrogrado, antiga São Petersburgo, passa a designar-se Leninegrado em homenagem ao fundador da URSS.

1946 - A Assembleia-Geral das Nações Unidas aprova a criação da Comissão de Energia Atómica.

1965 - Morre, aos 95 anos, Winston Churchill, estadista britânico, por duas vezes primeiro-ministro, Nobel da Literatura em 1953.

Em 1950, Churchill passou pela ilha da Madeira, com a sua mulher Clementine, visita que ficou imortalizada pelo fotógrafo Raul Perestrelo, nomeadamente o momento em que o britânico parou o Rolls Royce da família Leacock à entrada da vila de Câmara de Lobos, instalou o cavalete e a tela, sentou-se e pintou a baía e o ilhéu. Actualmente, o local é designado como Miradouro Winston Churchill. O DIÁRIO também acompanhou a visita:

1966 - Um avião de passageiros das linhas aéreas indianas, em voo para Nova Iorque, choca com o Monte Branco, nos Alpes. Morrem 177 pessoas.

1969 - Morre, aos 85 anos, António Sérgio, pensador, pedagogo e político português, autor de "O Problema da Cultura e o Isolamento dos Povos Peninsulares".

1972 - Na Ilha de Guam, no Japão, é encontrado o soldado Shoichi Yokoi, do Exército Imperial, 28 anos após o fim da II Guerra Mundial.

1983 - Morre o cineasta norte-americano George Cukor, realizador de "My Fair Lady", "A Star Is Born", "Philadelphia Story". Tinha 83 anos.

1984 - O Governo português aprova a proposta de Lei para a despenalização do aborto.

- Steve Jobs, pela Apple, apresenta o computador Macintosh.

1993 - No XI Congresso, o CDS acrescenta a designação Partido Popular.

2000 - Fusão da norte-americana Time Warner e da britânica EMI.

2003 - Abre oficialmente a iniciativa Coimbra 2003 -- Capital Nacional da Cultura, com uma homenagem ao escritor Miguel Torga.

- Morre o empresário italiano Giovanni Agnelli, patriarca da Fiat. Tinha 81 anos.

2004 - O robot Opportunity da NASA aterra em Marte.

- Morre, aos 83 anos, o fotógrafo alemão Helmut Newton.

2005 - Abre o Congresso da Cidadania, nos Açores.

- O primeiro caso de transmissão do vírus da gripe das aves entre humanos é admitido por investigadores na revista norte-americana New England Journal of Medicine.

2006 - O relatório preliminar da comissão de inquérito do Conselho da Europa sobre os voos da CIA assegura a passagem de centenas de aviões por países europeus.

- Um juiz federal ordena à administração norte-americana a divulgação das identidades dos detidos de Guantánamo, Cuba.

- Morre, com 84 anos, Rui Andrade, o último dos Parodiantes de Lisboa.

2007 - O Tribunal Administrativo de Almada suspende a queima de resíduos perigosos na cimenteira da Secil, no Outão, Arrábida. Governo admite recorrer da decisão.

-2008 - O primeiro-ministro italiano, Romano Prodi, apresenta a demissão ao chefe de Estado, Giorgio Napolitano, 20 meses depois de formar o seu segundo Gabinete, e após o Senado lhe ter negado o voto de confiança que ele tinha pedido.

- Morre o repórter fotográfico norte-americano Bernie Boston, que se tornou célebre nos anos 60 com uma fotografia de pacifistas que protestavam contra a guerra do Vietname. Tinha 74 anos.

2009 - Morre, aos 84 anos, Fernando Amaral, antigo dirigente do PSD e ex-presidente da Assembleia da República.

- Morre, com 82 anos, Fernando Bragança Gil, professor e fundador do Museu de Ciência da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

2011 - Uma explosão no Aeroporto Internacional Domodedovo, em Moscovo, provoca pelo menos 31 mortos e mais de uma centena de feridos, anuncia o Ministério da Saúde da Rússia.

- Morre, aos 61 anos, o cineasta alemão Bernd Eichinger, produtor de "O Quarteto Fantástico", "O Surfista Prateado" e "O Nome da Rosa".

2012 - Morre, com 73 anos, James Farentino, ator conhecido por filmes como "A Contagem Final", onde dividia o protagonismo com Kirk Douglas e Martin Sheen.

2013 - Começa uma nova vaga de violência entre manifestantes e polícia, no Egito. Cerca de 60 mortos numa semana, incluindo 40 em Port Said (nordeste) após a condenação à morte de 21 adeptos de um clube de futebol local pelo seu envolvimento na violência após um desafio contra o Al-Ahly, uma equipa do Cairo então treinada pelo português Manuel José (74 mortos em fevereiro de 2012).

2014 - A proposta do Governo de Orçamento Retificativo para 2014 é aprovada, na Assembleia da República, na generalidade, com os votos do PSD e do CDS, com todas as bancadas da oposição a votarem contra.

2015 -- Morre, aos 92 anos, Madalena Cabral, pintora e conservadora, pioneira da introdução, qualificação e divulgação dos serviços educativos nos museus em Portugal.

2016 - Marcelo Rebelo de Sousa vence as eleições Presidenciais com 52,0% dos votos.

- Morre, aos 88 anos, Marvin Minsky, matemático e cientista computacional norte-americano precursor da 'inteligência artificial'.

2017 - Morre, aos 95 anos, Maria Isabel de Mendonça Soares, escritora que dedicou a vida à promoção do livro para crianças.

2018 - A justiça brasileira ratifica a condenação por corrupção passiva do ex-Presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, (2003-2010), por corrupção e branqueamento de capitais.

2019 - Morre, aos 75 anos, Zé Manel, cartoonista, Prémio de Honra do Amadora BD 2011.

- Morre, aos 81 anos, José Lopes e Silva, compositor e guitarrista pioneiro da música contemporânea em Portugal.

- Morre, aos 96 anos, Altino Magalhães, general, antigo vice-chefe do Estado-Maior do Exército e ex-presidente da Liga dos Combatentes.

2020 - Confirmados em França os primeiros dois casos de coronavírus na Europa, ambos importados.

Primeiros casos de coronavírus na Europa confirmados em França

Os dois primeiros casos de coronavírus na Europa foram hoje confirmados em França, anunciou a ministra da Saúde francesa, Agnes Buzyn.

- A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, formalizam o Acordo de Saída do Reino Unido da União Europeia.

- Morre, aos 48 anos, o piloto de motos holandês Edwin Straver que ficou em estado crítico após uma queda na penúltima das 12 etapas do Rali Dakar.

2021 - Eleições presidenciais em Portugal: Marcelo Rebelo de Sousa é reeleito.

- Morre, aos 87 anos, Cardoso e Cunha, primeiro comissário europeu de Portugal. Foi ministro da Agricultura e Pescas do governo da Aliança Democrática.

2022 - Os países da NATO colocam forças em alerta e enviam navios e aviões de combate para reforçar a defesa na Europa Oriental contra a atividade militar russa nas fronteiras da Ucrânia. Os Estados Unidos colocam cerca de 8.500 militares em alerta máximo, prontos para serem mobilizados pela NATO, se necessário, face ao aumento de receios de uma invasão da Ucrânia pela Rússia.

PENSAMENTO DO DIA

Caminhe-se para a liberdade através da liberdade! António Sérgio (1883-1969), filósofo e historiador português

Este é o vigésimo quarto dia do ano. Faltam 341 dias para o termo de 2023.