Madeira

Atribuídos 10 Prémios BPI Fundação 'la Caixa' a instituições da Madeira nos últimos anos

Número é tido como pouco, o objectivo é divulgar a iniciativa de forma a aumentar as candidaturas a nível regional e consequentemente os possíveis projectos premiados

Mais de 70 pessoas inscreveram-se na sessão de esclarecimento sobre a iniciativa do BPI e da Fundação 'la caixa'
Mais de 70 pessoas inscreveram-se na sessão de esclarecimento sobre a iniciativa do BPI e da Fundação 'la caixa'

Governo Regional promoveu hoje uma divulgação pública dos Prémios BPI Fundação 'la Caixa' para 2023, que decorreu no Colégio dos Jesuítas

Nos últimos 12 anos, em 37 edições concluídas, os Prémios BPI Fundação 'la Caixa' entregaram cerca de 27,4 milhões de euros para a implementação de 901 projectos de inclusão social em Portugal, beneficiando mais de 195 mil pessoas, destes, apenas 10 eram de instituições da Região Autónoma da Madeira.

A secretária regional de Inclusão Social e Cidadania, Rita Andrade, salientou que o número, quando comparado com o todo nacional, é considerado pouco expressivo: "São muito poucos para onde poderíamos chegar. Temos de dar a conhecer melhor estes prémios para podermos chegar a mais entidades e mais pessoas". 

A directora de Gestão Territorial Portugal da Fundação 'la Caixa', Maria João Cabral, atestou que a iniciativa tem contado nos últimos anos com poucas candidaturas provenientes do arquipélago madeirense, acrescentando que nos últimos anos foram premiados 28 projectos da Região Autónoma dos Açores: "As candidaturas e os projectos que têm aparecido da Madeira são em número inferior ao do restante País, nomeadamente por exemplo comparado com os Açores que tem muitas mais candidaturas e muitos mais projectos premiados". 

Foi precisamente com o objectivo de divulgar a iniciativa  conjunta da Fundação 'la Caixa' e do BPI, que o Governo Regional da Madeira, através da Secretaria Regional de Inclusão Social e Cidadania promoveu esta sexta-feira, 20 de Janeiro, uma sessão pública de apresentação dos Prémios BPI Fundação 'la Caixa' 2023.

A sessão decorreu no Auditório da Reitoria da Universidade da Madeira, no Colégio dos Jesuítas e contou com a presença da directora de Gestão Territorial Portugal da Fundação 'la Caixa', Maria João Cabral, e da directora Adjunta da Direcção de Comunicação e Marca do BPI, Rita Byrne, que deram a conhecer, em pormenor, todas as fase do projecto, em especial a de candidatura. Mais de 70 pessoas ligadas a instituições da Região inscreveram-se na iniciativa para obter mais informação sobre o tema. 

A nossa ideia é suscitar o interesse e facilitar que as entidades privadas sem fins lucrativos da Madeira que trabalham com grupos em risco de exclusão tenham consciência deste programa e se possam apresentar. Maria João Cabral, Fundação 'la Caixa'

Os Prémios BPI Fundação 'la Caixa' compreendem quatro áreas, - Capacitar, Solidário, Seniores e Infância -, e são atribuídos anualmente com o fim de apoiar projectos de instituições privadas sem fins lucrativos que promovam a melhoria da qualidade de vida e a igualdade de oportunidades de pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Em 2023, os quatro Prémios BPI Fundação ‘la Caixa’, têm a dotação financeira de 4,6 milhões de euros. 

O prémio Capacitar visa promover a autonomia de pessoas com deficiência ou doença mental, a apresentação das candidaturas decorre de 17 de Janeiro a 22 de Fevereiro de 2023. O prémio Solidário pretende a integração socio-laboral e luta contra a exclusão social, os interessados podem candidatar-se de 23 de Fevereiro a 20 de Março de 2023. Já o prémio Seniores compreende o envelhecimento activo e saudável. A apresentação das candidaturas decorre de 21 de Março a 26 de Abril de 2023. O prémio Infância é destinado a apoiar crianças em situação de pobreza. A apresentação das candidaturas vai de 27 de Abril a 24 de Maio de 2023.