Madeira

Madeira tem nova resposta para doentes cardíacos e doentes com patologia respiratória crónica

Tome nota da agenda desta sexta-feira, 20 de Janeiro

None

Este é o vigésimo dia do ano, faltam 345 dias para o final de 2023

O Serviço de Medicina Física e Reabilitação do Hospital Dr. Nélio Mendonça inaugura oficialmente esta sexta-feira, 20 de Janeiro, a sua mais recente área de intervenção,  – a Reabilitação Cardiorrespiratória –, numa cerimónia a decorrer pelas 11h30 com a presença do presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque.

Disponível desde Dezembro de 2022 aos utentes do Serviço Regional de Saúde da Madeira, o programa de Reabilitação Cardiorrespiratória (RCR) do Serviço de Medicina Física e Reabilitação assenta na integração do exercício físico em sessões de treino personalizado por profissionais de saúde capacitados, nomeadamente dois médicos fisiatras, dois fisioterapeutas e um psicólogo, que monitorizam os doentes com oxímetro de pulso e telemetria.

Em entrevista ao DIÁRIO publicada a 8 de Setembro último, a directora do Serviço de Medicina Física e Reabilitação do Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira, Joana Macedo, revelava em primeira-mão a nova valência. Em 2021, a médica já avançava a intenção de iniciar esses tratamentos na Região depois de o Centro de Desenvolvimento da Criança ter passado a funcionar no Centro de Saúde de Santo António: "Ganhamos um espaço no serviço que será agora utilizado para a reabilitação cardiorrespiratória" (Joana Macedo em entrevista ao DIÁRIO em Outubro de 2021).

Em breve daremos início a uma nova área de intervenção, a Reabilitação Cardiorrespiratória, com equipamentos de ponta e, o mais importante, a disponibilização de um tratamento novo que irá melhorar muito a qualidade de vida de alguns doentes. Joana Macedo, entrevista ao DIÁRIO em Setembro de 2022

Numa primeira fase, o público-alvo do programa de RCR são os doentes que tiveram enfarte agudo do miocárdio e os doentes com patologia respiratória crónica. A médio prazo serão abertos novos grupos para doentes submetidos a cirurgia de resseção pulmonar, para doentes com outras patologias respiratórias crónicas e para pacientes com insuficiência cardíaca.

Durante as sessões são realizadas várias modalidades de exercício físico (aeróbico, força muscular, flexibilidade e equilíbrio) e técnicas de reabilitação para melhorar a capacidade cardiorrespiratória, aumento de força dos principais grupos musculares e melhoria na realização das actividades da vida diária.

A Reabilitação Cardíaca (RC) é um programa de intervenção multidimensional, de longa duração, que envolve uma avaliação médica, a prescrição de um programa de exercício, a identificação e intervenção sobre os factores de risco cardiovascular, a educação e aconselhamento do doente.

Acontecimentos que marcam a agenda regional 

Política 

- 10h30 - O Grupo Parlamentar do PSD Madeira realiza uma visita ao Centro de Saúde de São Vicente, seguida de um Workshop sobre Cuidados de Saúde Primários, no âmbito das Jornadas Locais que decorrem no concelho;

- 11h30 - O PCP desenvolve uma iniciativa política regional sobre a agiotagem e suas incidências no problema da habitação, junto ao Edifício do Banco de Portugal, na Avenida Arriaga, no Funchal, onde intervirá o Coordenador Regional, Edgar Silva;

- 15h30 - O Grupo Parlamentar do Partido Socialista promove uma conferência de imprensa, junto à marina do Lugar de Baixo, na Ponta do Sol. A iniciativa terá como porta-voz o presidente do PS-M, Sérgio Gonçalves;

  - 17 horas - A Câmara Municipal do Funchal presta uma homenagem a 16 trabalhadores que passaram à situação de aposentação, numa cerimónia que será presidida pelo presidente da autarquia Pedro Calado e que terá lugar no Salão Nobre da edilidade;  

Cultura

  - 11h30 - A Secretaria Regional de Inclusão Social e Cidadania promove a sessão pública de apresentação dos Prémios BPI Fundação 'la Caixa' 2023. A cerimónia realiza-se no Auditório da Reitoria da Universidade da Madeira – Colégio dos Jesuítas e conta com a presença da directora de Gestão Territorial Portugal da Fundação 'la Caixa' baseada em Lisboa, Maria João Cabral, e da directora Adjunta da Direcção de Comunicação e Marca do BPI, Rita Byrne, sendo a sessão de encerramento presidida pela secretária regional de Inclusão Social e Cidadania, Rita Andrade.  

Os Prémios BPI Fundação 'la Caixa' são atribuídos anualmente com o fim de apoiar projectos de instituições privadas sem fins lucrativos. Os Prémios – Capacitar, Solidário, Seniores e Infância - inserem-se na política de responsabilidade social do BPI e são financiados pela Fundação 'la Caixa'. Em 2022, pelo segundo ano consecutivo, este programa foi distinguido com o Prémio Nacional de Sustentabilidade, por iniciativa do grupo Cofina;

- 18 horas - A Câmara Municipal do Funchal volta a dinamizar o Festival Fado, que vai na sua 5.ª edição. O evento terá a maior edição de sempre, com oito espectáculos, sendo seis no Auditório do Jardim Municipal e dois no Teatro Municipal Baltazar Dias, onde será feita, pela primeira vez, a apresentação de um livro ‘Severa 1820’, que terá lugar amanhã.

Para hoje estão previstas as actuações Auditório do Jardim Municipal de Fado das Quinas (18 horas) e Susana Andrade (19h30); já o  Teatro Municipal Baltazar Dias recebe Bate Fado – Jonas & Lander (21 horas).

- 18 horas - Raimundo Quintal apresenta o seu livro 'Mata do Dr. Fraga - Herança viva de um madeirense' na Biblioteca Municipal do Funchal, no âmbito do clube de leitura.

'Mata do Dr. Fraga – Herança viva de um madeirense' é um livro sobre a mata criada pelo médico madeirense João Guilherme de Fraga Gomes, que criou no início do século XX, um jardim botânico que ficou conhecido como a “mata do Dr. Fraga”, transparecendo o título do livro da autoria do madeirense Raimundo Quintal e do açoriano Teófilo Braga. O livro sobre botânica descreve a história de um médico madeirense apaixonado pela natureza e um estudioso em botânica, João Guilherme de Fraga Gomes, e da herança ainda viva que deixou no lugar do Outeiro Redondo, freguesia da Maia, concelho da Ribeira Grande, ilha de São Miguel, Região Autónoma dos Açores;

- 18 horas - A Junta de Freguesia de Câmara de Lobos assinala o seu 593º Aniversário com uma Sessão Solene de Comemoração do 593º Aniversário da Freguesia de Câmara de Lobos no Museu de Imprensa da Madeira. A cerimónia contará com as intervenções dos presidentes da Junta de Freguesia e da Câmara, bem como do secretário regional de Agrucultura Humberto Vasconcelos.

A cerimónia servirá ainda para homenagear algumas personalidades e entidades de referência da Freguesia;

- 18 horas - O Presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, e o presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, José Manuel Rodrigues, estarão presentes no lançamento do livro 'Por dentro da Política 1980-2015' do antigo deputado e secretário de Estado Manuel Correia de Jesus, que acontece no auditório da Escola Secundária Francisco Franco, no Funchal.

A intenção do livro passa por dar ao leitor, ao cidadão comum, uma oportunidade para confrontar as suas ideias e percepções sobre a política e os políticos, com aquilo que é a política, por dentro, como a pensam e exercem os políticos de projecto, ou seja, os que a executam ao serviço da comunidade e não no seu próprio interesse. O exercício permitir-lhe-á, conforme sublinha o autor, surpreender as várias dimensões e níveis da Política, desde a sua dimensão ética até ao patamar em que ela se concretiza.

O livro desenvolve-se em cinco Partes, para além de uma vasta introdução, que se debruça sobre a natureza e dimensões do mandato de deputado, na teoria e na experiência concreta do autor, como deputado à Assembleia da República durante vinte e oito anos. E sobre a sua actividade política ao longo de 35 anos (1980/2015);

- 21 horas - Associação de Animação Geringonça elege a sua rainha da bateria para o Carnaval 2023 no Centro de Congressos da Madeira;

Religião 

- 19 horas - O Bispo do Funchal D. Nuno Brás e representantes de outras profissões religiosas cristãs promovem uma celebração ecuménica no convento de Santa Clara.

Efemérides

1872 - É apresentada a primeira proposta de reforma do ensino português que impõe a obrigatoriedade da instrução primária a crianças de ambos os sexos.

1894 - Heinrich e Wilhelm Hildebrand e Alois Wolfmüller registam a patente da primeira moto do mundo.

1934 - Arranca o 1.º Campeonato Português de Futebol (1934/1935).

1942 - Realiza-se a Conferência de Wannsee, em Berlim, onde é estabelecido o projeto nazi de extermínio dos cerca de 11 milhões de judeus da Europa.

1945 - II Guerra Mundial. O primeiro exército francês ataca as forças alemãs, nos Vosges, libertando a região de Colmar.

1963 - O Papa João XXIII canoniza Vicente de Paulo.

1980 - O Presidente dos EUA, James Carter, apela ao boicote aos Jogos Olímpicos de Moscovo, em resposta à invasão do Afeganistão pelas forças soviéticas.

1994 - A Assembleia da República aprova a Lei das Propinas do Ensino Superior, apenas com os votos favoráveis do PSD.

2006 - O técnico português José Mourinho é eleito o melhor treinador do mundo em 2005 pela Federação Internacional de História e Estatística do Futebol.

2009 - Tomada de posse de Barack Obama como 44º Presidente dos Estados Unidos da América.

2014 - O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, condecora o futebolista internacional português Cristiano Ronaldo com o grau de Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique.

2017 - Donald Trump toma posse como 45.º Presidente dos EUA.

2021 - O democrata Joe Biden toma posse como 46.º Presidente dos EUA, após ter feito o juramento de funções, nas escadas do Capitólio, em Washington.

2022 - O Palmeiras, treinado pelo português Abel Ferreira, é eleito o melhor clube do mundo em 2021 pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS), tornando-se no primeiro emblema brasileiro a alcançar esse feito.

Pensamento do dia

Todo o homem que morre é um deus cercado de poderes que teve e não gozou, porque temeu a sua divindade. Agustina Bessa-Luís (1922), escritora portuguesa.