Desporto

Rafael Nadal lesionado e eliminado do Open da Austrália

Foto EPA
Foto EPA

João Sousa (81.º) foi afastado pelo espanhol Roberto Bautista Agut (25.º) num encontro referente à jornada inaugural, adiado na terça-feira, devido à chuva, e concluído hoje - perdeu por 6-3, 6-2 e 6-2.

O campeão em título, Rafael Nadal, foi eliminado hoje na segunda ronda do Open da Austrália, após contrair uma lesão, no mesmo dia em que João Sousa deixou o quadro de singulares sem tenistas portugueses.

De regresso a Melbourne Park para tentar o 23.º 'major' da carreira, o tenista espanhol, primeiro cabeça de série, foi surpreendido pelo norte-americano Mackenzie McDonald em três 'sets', com os parciais de 6-4, 6-4 e 7-5, e acabou afastado na segunda ronda.

Além de não ter entrado bem no confronto e de ter visto o adversário a jogar "a um bom nível", o esquerdino de Manacor, de 36 anos, contraiu uma lesão na anca, ao correr para uma bola no segundo parcial, quando o marcador registava 3-4, e ficou limitado fisicamente.

Apesar de ter pedido assistência médica fora do 'court' e ter ponderado desistir, permaneceu na Rod Laver Arena até o adversário norte-americano, número 65 do mundo, selar o triunfo e marcar encontro com o vencedor do desafio entre o japonês Yoshihito Nishioka e o checo Dalibor Svrcina.

"É frustrante e difícil de aceitar. Às vezes, fico cansado de tantas lesões. É um momento difícil, mas tenho de aceitar. Espero que não seja nada de grave e não ficar muito tempo fora, porque seria complicado passar outra vez por todo o trabalho e tempo de recuperação. Não posso dizer que não estou destruído mentalmente. Já passei por isto muitas vezes e não é fácil", confessou Nadal, em conferência de imprensa.

Enquanto o balear descerá da segunda posição do 'ranking' ATP ao sexto lugar, o grego Stefanos Tsitsipas (4.º) continua na luta pela ascensão na tabela, que poderá liderar caso saia vencedor dos Antípodas, após bater hoje o australiano Rinky Hijokata (169.º), dotado de um 'wild card' para o quadro principal, pelos parciais de 6-3, 6-0 e 6-2, ao fim de uma hora e 32 minutos.

No mesmo dia em que o português João Sousa (81.º) foi afastado pelo espanhol Roberto Bautista Agut (25.º) num encontro referente à jornada inaugural, adiado na terça-feira, devido à chuva, e concluído hoje - perdeu por 6-3, 6-2 e 6-2, em uma hora e 51 minutos -, o russo Daniil Medvedev, vice-campeão nas últimas duas edições do 'Happy Slam', superou o anfitrião John Millman, por 7-5, 6-2 e 6-2.

Ao contrário de Tsitsipas, de 24 anos, e do moscovita, o canadiano Félix Auger-Aliassime, número sete do mundo, viu-se obrigado a dar a volta a uma desvantagem de dois 'sets' a zero frente ao eslovaco Alex Molcan (53.º) para assegurar a manutenção em prova, por 3-6, 3-6, 6-3, 6-2 e 6-2, ao fim três horas e dois minutos.

Na competição feminina, a número um mundial, Iga Swiatek, confirmou uma vez mais o seu domínio no ténis feminino, desta vez ao derrotar a colombiana Camila Osorio (84.ª WTA), com os parciais de 6-2 e 6-3, na abertura da sessão diurna numa Rod Laver Arena de teto fechado, devido à chuva que voltou a afetar a jornada de hoje.

Graças ao triunfo, a jovem polaca, de 21 anos, detentora de três títulos do 'Grand Slam' (Roland Garros 2020 e 2022 e Open dos Estados Unidos 2022), vai defrontar na próxima fase a 'qualifier' moldava Cristina Bucsa, que se impôs à canadiana Bianca Andreescu em três parciais, por 2-6, 7-6 (9-7) e 6-4.

Já a grega Maria Sakkari, também uma forte candidata ao troféu australiano e sexta colocada mundial, travou um renhido duelo com a 'qualifier' russa Diana Shnaider (106.ª), de 18 anos, e só conseguiu a qualificação para a terceira ronda ao final de duas horas e 33 minutos, quando conseguiu fechar o marcador com 3-6, 7-5 e 6-3. Já a russa Daria Kasatkina não foi capaz de evitar o desaire ante a compatriota Varvara Gracheva, por duplo 6-1.  

Mais fácil foi a tarefa da norte-americana Jessica Pegula, terceira classificada mundial, para eliminar a bielorrussa Aliaksandra Sasnovich (38.ª), pelos parciais de 6-2 e 7-6 (7-4), assinando a sexta vitória consecutiva esta temporada.

No embate entre duas jovens promissoras do ténis mundial, a norte-americana Coco Gauff, sétima na hierarquia WTA aos 18 anos, levou a melhor diante da britânica Emma Raducanu, campeã do Open dos Estados Unidos em 2021 e antiga 'top 10' mundial, por 6-3 e 7-6 (7-4), ficando agora à espera do desfecho do desafio entre a chinesa Zheng Qinwen e a compatriota Bernarda Pera para conhecer a adversária da terceira jornada.