Porquê a destruição da humanidade?

No DN de 7 de janeiro de 2023, página 20, em OPINIÃO, o digníssimo presidente da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, Dr. Pedro Coelho, no ponto 4 - Bento XVI; nada tenho a contrariar, mas, só a esclarecer sobre o Concílio Vaticano II.

O Concílio Vaticano II, foi convocado pelo Papa João XXIII, sendo a sua abertura solene a 11 de outubro de 1962, tendo no seu discurso final: “Veneráveis Irmãos: Isto se propõe o Segundo Concílio Ecuménico do Vaticano, que ao mesmo tempo que une as melhores energias da Igreja e se empenha por fazer acolher pelos homens mais favoravelmente a boa nova da salvação, como prepara e consolida o caminho para aquela unidade do género humano, que se requer como fundamento necessário para que a cidade terrestre se conforme á cidade celeste “na qual reina a verdade, é lei a caridade, é a extensão à eternidade” ( cf. S. Agostinho, Epist. (XXXVIII, 3).

No dia 13, no DN, página 5, em Política, o jornalista Ricardo Duarte Freitas, escreve com o título: “PS quer certificar trilhos para bicicleta na natureza”; com a foto do ilustre Dr. Rui

Caetano, tendo a legenda: Rui Caetano defende a criação de regras para a prática de ciclismo de natureza.

É inaceitável promover o turismo, em ciclismo de todo o terreno e não colocar os sinais de proibições e de orientação, nos seus devidos lugares. Isto; porque uns a plantarem as árvores da Laurissilva e outros a destruírem; é desmotivador!

No dia 14, no DN, página 22, em OPINIÃO; em Frase “Um tipo que vai para o governo ou é sério ou não é. Pode-se preencher os papéis todos...”. Frase do Presidente do Governo Regional, proferida pelo Senhor Doutor Miguel Albuquerque.

Infelizmente, há as pessoas com dupla ou tripla personalidade e personalidade psicopática; é necessário saber distingui-las!

No dia 15, em Análise, página 22, com o título: “Vassourada psicológica”, do ilustre e digno Director, Dr. Ricardo Oliveira; estando em destaque: “Em época de varrer armários há quem prefira conspurcar as redondezas”.

Destaque o segundo parágrafo, na 2.a coluna: “Se é verdade que é crescente a propensão para a delinquência numa sociedade que varre os diferentes sem escrúpulos mas nem sempre lhes resolve o futuro, que não acautela os equilíbrios sociais julgando que tudo se resolve com subsídios eleitoralistas, que fomenta ódio quando devia semear diálogo e o entendimento e que até se escandaliza com a marginalidade ditada pelo consumo abusivo de álcool ou de drogas e pela falta de saúde mental.....”

Quando era criança, nos primeiros 40 anos do século XX, perguntei à minha mãe por que

razão as pessoas da mesma família brigavam? E a resposta foi: “Em casa onde não há pão; todos ralham e ninguém tem razão”. Minha mãe, apesar de não ser rica, em bens materiais, partilhava o pouco tinha com os mais pobres.

Na Revista Saber, de janeiro de 2023, em Análise, do Analista Político, ilustre Dr. Francisco Gomes, com o título: “SERIEDADE E HUMANISMO” e com o pequeno texto: “Neste

início do ano [...] espera-se uma política capaz de ir ao encontro dos cidadãos [...] e capaz de garantir na prática, e não apenas proclamações, o princípio da igualdade de oportunidades”.

Infelizmente, constato muita desonestidade e a falta de um humanismo cristão; prevalecendo a hipocrisia, o fanatismo, a mentira e a usurpação.

No DN de 15 de janeiro, página 27, em OPINIÃO, com o título “Em morte lenta” do ilustre e digníssimo Dr. Francisco Gomes; li e reli o texto e estou em consonância com a sua constatação.

O Dr. Francisco Gomes teve uma educação dada por seus pais e estudou na Escola Complementar do Til, mais conhecida por APEL - Associação de Pais do Ensino Livre, que teve como ser diretor o grande pedagogo Padre Mário Casagrande, cujos seus préstimos na Ilha da Madeira, lhes foi atribuído o título de Comendador.

José Fagundes