Madeira

Projecto internacional CLIMAREST vai estudar climas e habitats na Madeira

Cientistas vão estudar climas e habitats para perceber as suas mudanças

None

O projecto CLIMAREST conta com 16 parceiros europeus e com um orçamento total de 8 milhões de euros, dos quais 800 mil são da ARDITI, parceira madeirense. João Canning Clode explicou que o projecto CLIMAREST aborda as questões relacionadas com o clima, mas também da recuperação de habitats.

O hotel Meliá Madeira Mare acolhe, esta manhã, a reunião de abertura deste projecto. João Canning Clode lembrou que a “destruição de habitats é um dos principais factores da perda de biodiversidade a nível global”, sendo que a Madeira não é excepção. A exemplo, o desenvolvimento costeiro, as alterações climáticas e a sedimentação deverão ser responsáveis pelo desaparecimento de macroalgas na ilha da Madeira.

É no seguimento destas questões que surge o CLIMAREST, que pretende aferir o que se está a passar com estes ambientes e habitats. O cientistas afirma que haverá uma componente de trabalho com os cidadãos e a Madeira será uma área de demonstração. O que será desenvolvido na Região será depois replicado no Chipre.