País

Sismo de 2,6 na escala de Richter sentido no concelho de Cascais

Foto IPMA
Foto IPMA

Um sismo de magnitude 2,6 na escala de Richter foi hoje sentido no concelho de Cascais, no distrito de Lisboa, sem causar danos pessoais ou materiais, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Em comunicado, o IPMA adianta que o sismo teve o seu epicentro a cerca de 20 quilómetros a oeste-noroeste de Cascais e foi registado pelas 07:40 nas estações da Rede Sísmica do continente.

Este abalo foi sentido com intensidade máxima III (escala de Mercalli modificada) no concelho de Cascais e não causou danos pessoais ou materiais.

Os sismos são classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequeno (2,0-2,9), pequeno (3,0-3,9), ligeiro (4,0-4,9), moderado (5,0-5,9), forte (6,0-6,9), grande (7,0-7,9), importante (8,0-8,9), excecional (9,0-9,9) e extremo (superior a 10).

O nível III da escala de Mercalli, significa uma intensidade fraca.

De acordo com a definição do IPMA para esta escala de XII níveis, no nível III pode ser sentido dentro de casa, os objetos pendentes baloiçam, a vibração é semelhante à provocada pela passagem de veículos pesados e é possível estimar a duração mas não pode ser reconhecido com um sismo.