Madeira

Projecto +Cuidador dota cuidadores de competências de assistência ao idoso no domicílio

Iniciativa é promovida, desde 2021, pela Escola Superior de Enfermagem São José de Cluny e pela Santa Casa da Misericórdia da Calheta

None

A Escola Superior de Enfermagem São José de Cluny e a Santa Casa da Misericórdia da Calheta iniciaram a 4 de Janeiro mais duas edições dos programas de intervenção inseridos no projecto +Cuidador, que visa promover as competências do cuidador na assistência ao idoso no domicílio.

A decorrer desde 2021, o projecto +Cuidador, teve várias fases, começando com a identificação das principais necessidades dos cuidadores do Concelho da Calheta e da Ponta de Sol, seguindo com a implementação de intervenções individuais e de grupo especializadas na área da saúde e do social.  

A fase de implementação do projecto teve início no ano transacto, com a realização de quatro programas de intervenção gratuitos, sendo dois, direccionado a Cuidadores Informais, e outros dois, com enfoque nas Ajudantes de Acção Directa e Auxiliares de Serviços Gerais.   

Este ano, desde o dia 4 e até 13 de Janeiro, decorrem duas edições dos programas de intervenção, procurando promover as competências dos intervenientes em diversas temáticas da área da saúde e do social, através de 10 sessões de educação dinâmicas, que oferecem, não apenas a transmissão de conhecimentos, como também, momentos de partilha e troca de experiências entre todos.

Os conteúdos abordados vão desde a saúde do idoso, à imprescindibilidade da saúde do próprio cuidador, passando por áreas como a alimentação e hidratação, os primeiros socorros, a higiene e conforto da pessoa cuidada, assim como, a mobilização e a prevenção de úlceras por pressão, recursos na comunidade, e, o autocuidado e saúde mental do cuidador. Os programas procuram abranger aspectos da área da saúde e do social, dotando os participantes de ferramentas técnicas e emocionais, para pensar e cuidar num quotidiano exigente, visando a melhoria da sua qualidade de vida e a promoção da continuidade em saúde dos idosos no domicílio. 

Para além dos programas de intervenção, foram desenvolvidos um site e uma página de Facebook, onde os cuidadores podem consolidar os conteúdos abordados nas sessões, e também pretende-se disseminar as actividades desenvolvidas no projecto.  

O projecto +Cuidador conta com o financiamento do Fundo Social Europeu 14-20 (M1420-08-4538-FSE-000001) incluído no Eixo Prioritário: Promover a Inclusão Social e Combater a Pobreza, com a Tipologia de Operação - Serviço e Redes de Intervenção Social e de Saúde.