Madeira

Inflação na Madeira fechou 2022 a baixar

Foto Shutterstock
Foto Shutterstock

A inflação que todos sentimos no nosso dia-a-dia acaba de ser confirmada para todo o ano de 2022 que, na Região Autónoma da Madeira (RAM), de acordo com a variação média registada pelo Índice de Preços no Consumidor (IPC) nesses doze meses – Total Geral – foi de +7,0%, superior em 5,9 pontos percentuais (p.p.) ao registado no ano anterior (+1,1%).

A informação é divulgada hoje pela DREM, tendo em conta os dados do INE, e refere que "o indicador de inflação subjacente, medido pelo índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos, apresentou uma taxa de 5,9%, superior em 5,5 p.p. ao observado no ano anterior".

Não há nenhum serviço ou bem que tenha baixado, mas há alguns mais do que outros, no caso da hotelaria e turismo foi mais do dobro da média. "Todas as classes do IPC apresentaram variações positivas, sendo os 'Restaurante e Hotéis' (+15,1%), 'Produtos alimentares e bebidas não alcoólicas' (+11,0%) e 'Transportes' (+10,3%) as classes que registaram os aumentos mais expressivos", aponta.

"No País, o IPC registou uma taxa de variação média de 7,8%, valor superior em 6,5 p.p. ao verificado no ano anterior (1,3%)", acrescenta ainda a DREM.

Dezembro supera a média anual

Já "a taxa de variação homóloga, ou seja, a variação de preços em relação ao mesmo mês do ano anterior (Dezembro de 2022 face a Dezembro de 2021) foi de 7,8%", ou seja acima da média anual, mas o valor é "inferior em 0,7 p.p. ao apurado no mês anterior", melhorando assim no último mês do ano.

"As classes com as variações positivas mais significativas foram as dos 'Produtos alimentares e bebidas não alcoólicas' (+18,5%), 'Restaurantes e hotéis' (+14,0%) e dos 'Acessórios, equipamento doméstico e manutenção corrente da habitação' (+9,4%)", todos acima da média. Enquanto a "classe das 'Comunicações' registou a menor variação", apenas +0,3%.

"As classes dos 'Produtos alimentares e bebidas não alcoólicas' (4,4 p.p.) e dos 'Restaurantes e hotéis' (1,0 p.p.) foram as que mais contribuíram para a formação desta taxa", acrescenta a DREM.

Refira-se que "a taxa de variação homóloga das rendas de habitação foi de 3,3%, em Dezembro de 2022, superior em 0,2 p.p. à taxa verificada no mês anterior", garante.

"A nível nacional, a taxa de variação homóloga, em Dezembro de 2022, foi de 9,6%, valor inferior em 0,3 p.p. ao registado no mês anterior", frisa, o que também atesta que além de ser maior, a taxa nacional também baixou de forma menos acentuada.