Desporto

Tiago Berenguer integra Projecto de Esperanças Olímpicas

Fotos FPB
Fotos FPB

Aos 14 anos Tiago é o primeiro atleta madeirense de sempre a integrar o projecto do Comité Olímpico de Portugal no badminton.

Aos 14 anos de idade Tiago Berenguer continua a conquistar feitos no desporto nacional e internacional, nomeadamente na modalidade de badminton.

Depois de se tornar, em 2022 no primeiro atleta luso a sagrar-se campeão da Europa da modalidade, no escalão de sub-15, e de iniciar o ano de 2023 como o terceiro melhor atleta do ranking da Europa em sub-17, o jogador do Club Sports Madeira viu ser integrado no Projecto de Esperanças Olímpicas (PEO) do Comité Olímpico de Portugal, a par do seu colega de selecção Santiago Batalha.

"Na sequência de proposta apresentada pela FPB, o Comité Olímpico de Portugal confirmou hoje a integração dos seguintes atletas no PEO:

– Tiago Berenguer: por via do 3.º lugar no Ranking Europeu de Sub-17, no dia 2 de Janeiro de 2023.

– Santiago Batalha: por via de proposta de integração no Grupo de treino do atleta Tiago Berenguer", pode ler-se no site oficial da Federação Portuguesa de Badminton (FPB), num artigo publicado no final do dia de hoje.

De referir que o PEO tem como objectivo o apoio à preparação de jovens atletas com potencial de participação nas próximas edições dos Jogos Olímpicos.

"Apesar de, neste ciclo, o PEO visar prioritariamente a preparação de atletas com vista à participação nos JO de Los Angeles 2028, pela primeira vez é admitida a possibilidade destes apoios visarem objectivos num intervalo temporal mais alargado, nomeadamente até aos JO de Brisbane 2032.

Este programa é destinado a atletas ou equipas com resultados em competições de referência internacional, a partir de critérios definidos em grelha produzida para o efeito numa estreita articulação entre o Comité Olímpico de Portugal (COP) e a Federação Portuguesa de Badminton (FPB). Para além dos atletas que consigam resultados, a Federação poderá propor outros atletas, para formação de um Grupo de Treino", adianta ainda a noticia no site da FPB.

Após a decisão feita pelo COP, o presidente da FPB, o madeirense Horário Bento de Gouveia mostrou-se 'duplamente satisfeito'.

"Foi com a maior satisfação que recebemos a comunicação do COP, integrando os atletas Tiago Berenguer e Santiago Batalha, no projeto Esperanças Olímpicas, correspondendo, deste modo, à pretensão formulada pela FPB.” Horácio Bento de Gouveia, presidente da FPB

Quanto à jovem estrela madeirense não escondeu a enorme emoção por integrar um projecto olímpico e prometeu muito trabalho honrando a camisola de Portugal.

 “É com grande orgulho que recebo a notícia que passo a integrar o projeto de esperanças olímpicas. Pretendo dar o melhor de mim, concentrar-me e trabalhar para poder retribuir a confiança depositada. É uma grande alegria poder divulgar a minha modalidade e uma honra representar Portugal." Tiago Berenguer

Depois de subir ao lugar mais alto do pódio no campeonato internacional XIV Portugal Junior International em singulares homens, o aluno-atleta do PAAR Santiago Batalha também reagiu à sua integração no PEO.

“Não estava à espera. Sinto-me feliz e orgulhoso de todo o meu trabalho até aqui. Vou continuar a trabalhar para manter os meus resultados e fazer ainda melhor no futuro. Aproveito para agradecer a todos os que me apoiam nesta caminhada. Quero continuar a orgulhar o meu país!”, pode ler-se no site da FPB.

De referir que os atletas e equipa Técnica Nacional irão oficializar a integração no PEO no próximo no Encontro Nacional de Esperanças Olímpicas (ENEO), que terá lugar nos dias 21 e 22 de Janeiro de 2023 no CAR Jamor em Lisboa. Este evento organizado pelo COP destina-se a todos os atletas integrados no PEO e respectivos treinadores, no qual se desenvolve o Espírito Olímpico.

“Desejando muito sucesso e felicidades a estes jovens e promissores atletas, aproveitamos a oportunidade para felicitar, também, os pais, treinadores e dirigentes desportivos dos clubes que integram”, concluiu o Presidente da FPB, na noticia que pode ler-se em https://fpbadminton.pt/.