Mundo

Pelo menos 11 mortos e oito desaparecidos em naufrágio no rio Amazonas, Brasil

None

Pelo menos 11 pessoas morreram e oito estão desaparecidas depois de um barco se ter afundado na manhã de quinta-feira na zona da foz do rio Amazonas no norte do Brasil, segundo fontes oficiais.

A Secretaria de Segurança Pública do estado do Pará disse num comunicado que 63 pessoas foram resgatadas com vida e que nove dos mortos eram mulheres.

Num comunicado anterior, a secretaria tinha dito que 14 pessoas tinham morrido no naufrágio do barco, que tinha capacidade para transportar até 82 pessoas.

O barco, que não tinha licença para transportar passageiros, viajava entre um porto clandestino na cidade de Camará, no arquipélago de Marajó, e a capital regional, Belém.

A marinha brasileira e a polícia estadual do Pará já abriram uma investigação.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, citado pelo portal de notícias brasileiro G1, o naufrágio ocorreu perto da praia da Saudade na ilha de Cotijuba, cerca das 09:30 de quinta-feira (mais quatro horas em Lisboa).

A possível causa do naufrágio não foi divulgada.

As buscas envolveram um helicóptero e 11 barcos de salvamento.

Segundo relatos de moradores, corpos de pessoas que se afogaram chegaram a uma das praias da ilha e também foram retirados da água por moradores locais.

A Secretaria de Saúde de Belém (Sesma) está a prestar atendimento aos resgatados.

"O Serviço Atendimento Móvel Urgência (Samu) está na área, por meio da 'ambulancha' e das ambulâncias, ajudando no resgate das vítimas do acidente", informou em nota, citada pelo G1.

Vídeos a circular nas redes sociais mostram relatos de algumas pessoas resgatadas dizendo que a embarcação se afundou totalmente com as pessoas no seu interior.

"A hélice parou no meio da baía [do Marajó] e o comandante alertou para ninguém se desesperar, mas a lancha começou a afundar do nada e as pessoas começaram a pular da lancha. Tinha muito idoso e criança na lancha ", relatou um dos passageiros.