Patrocinado EXTERMÍNIO - HIGIENE CONTROLE, LDA

Como prevenir-se de uma praga de ratos?

Na Madeira, há três tipos de espécies de roedores fundamentais, nomeadamente as ratazanas, os ratos de telhado e os murganhos.

None Ver Galeria

Os ratos têm tendência a procurar abrigo dentro das nossas casas para se protegerem do frio. Os ratos domésticos, por exemplo, normalmente são de tamanho pequeno, mas facilmente detetáveis, por não serem muito cautelosos. Eles deixam vestígios orgânicos por onde passam, materiais roídos como: madeira, plástico e tecido para a elaboração dos seus ninhos. Ou seja, se desconfiar que tem esta praga em casa, basta seguir os “rastos”.

Conheça alguns hábitos essenciais que podem ser alterados ou mantidos, de modo a prevenir-se contra roedores.

Aqui enumeramos alguns - Confira:

1. Não acumule objetos sem utilidade, pois providenciará o abrigo perfeito;

2. Conserte fugas de água em canos e faça manutenção de caleiras e reservatórios. A humidade é um dos principais atrativos para as pragas;

3. Impermeabilize a sua casa, tapando possíveis buracos existentes em entradas como portas ou janelas;

4. Efetue a limpeza da sua casa com regularidade. As pragas urbanas adoram loiça suja nas pias, migalhas pelo chão, restos de comida na bancada, sacos de lixo abertos e alimentos a descoberto, como fruta. Não facilite!

5. Jardins selvagens. A falta de consistência nos cuidados com as plantas e com os jardins pode trazer-lhe problemas com pragas, uma vez que procuram sítios para se esconder. Não acumule lixo no exterior da sua casa. Livre-se de materiais de construção, lixo, galhos, troncos e pedras;

6. Cuidado com os alimentos que atraem roedores. Se os roedores encontram atrativos como manteiga de amendoim à exposição, eles continuarão a voltar e vão trazer os seus amigos e família e fazer da sua casa, a casa deles!

Para evitar uma infestação deste nível, deverá:

  1. Manter todas as substâncias comestíveis em recipientes hermeticamente fechados;
  2. Manter frutas e vegetais no frigorífico, especialmente quando maduros;
  3. Manter sacos de cereais, farinha e sementes em recipientes bem fechados;
  4. Manter a comida dos seus animais de estimação coberta e à altura mínima de 15cm do chão;
  5. Manter as bancadas e pavimentos da cozinha sem migalhas e derrames, e higienizando com frequência de forma eliminar os caminhos marcados pelos insetos;
  6. Prestar particular atenção a todas as mercadorias adquiridas em supermercados e grossistas. Muitas vezes as pragas escondem os seus ovos nas caixas. Logo, recomendamos um cuidado especial com o armazenamento da comida, eliminando os sacos e as caixas de cartão.

Ter roedores na sua casa é um assunto sério e poderá transformar-se rapidamente numa situação mais complicada. Os ratos são portadores de doenças perigosas e colocam em causa a saúde pública!

A matéria fecal do rato e urina também pode espalhar numerosas doenças como, por exemplo, a leptospirose, uma doença debilitante que causa problemas no fígado, rins e coração. Nem precisamos de consumir algo contaminado para nos infetar.

O controlo e prevenção de pragas é importante por razões de saúde pública e segurança alimentar. Além disso, mantêm a sua casa e a sua família protegidas!

Efetuámos diagnóstico gratuito a qualquer situação de infestação e apresentamos a melhor solução em cada caso. Contacte-nos!

291 930 500

www.exterminio.pt

Visite o nosso Facebook e LinkedIn!

Grupo Extermínio®  – Continuamos juntos por um ambiente seguro e controlado desde 1990!