5 Sentidos

'Numa Manhã de Nevoeiro' estreia no 'Baltazar Dias'

None
Foto Bruno Simão

O Teatro Municipal Baltazar Dias acolhe a 18 de Setembro a estreia nacional do espectáculo 'Numa manhã de Nevoeiro', uma encenação de João Garcia Miguel, em co-produção com a Câmara Municipal do Funchal.

A dramaturgia do espectáculo foi desenvolvida por João Garcia Miguel no âmbito da residência artística realizada em Junho no 'Baltazar Dias', onde foi realizado um 'workshop' de escrita, sendo recolhidos diversos textos de autores madeirenses sobre Dom Sebastião. As visões proféticas de Gonçalo Annes Bandarra, Padre António Vieira, Fernando Pessoa e Agostinho da Silva, servem de base a um espectáculo por onde passam os espectros de D. Sebastião, do Quinto Império e outros desígnios messiânicos.

Segundo o director Artístico, João Garcia Miguel, 'Numa manhã de Nevoeiro' “é uma interrogação".

Primeiro uma interrogação sobre como foi possível perder-se um país e renascer de novo esse país? Porque é que o nosso rei mais desejado se fez ele tão depressa à morte e nos arrastou consigo? E porque sobrevive ele no nosso imaginário, seja numa ilha onde enterrou a sua espada, seja no desejo de mudar de vida, de haver alguém que nos salve deste tempo, seja na necessidade de acreditar que há algo para além do que vemos e existimos aqui no dia-a-dia.

A peça, abordada numa dimensão mitológica e de actualidade divertida, vai subir ao palco do 'Baltazar Dias' `s 18 horas para retratar a anunciação de um Quinto Império. 

'Numa Manhã de Nevoeiro' tem uma duração aproximada de 90 minutos e é dirigida a um público com idade igual ou superior a 12 anos. O bilhete tem um custo de 8 euros e pode ser adquirido na bilheteira do Teatro Municipal Baltazar Dias ou 'on-line', através da Ticketline.

Ficha técnica 

O texto, direcção artística e espaço cénico é de João Garcia Miguel; interpretação de Miguel Moreira, Sara Ribeiro e Hugo Marmelada; figurinos de Rute Osório de Castro; direcção técnica de Roger Madureira; produção de Daniela Ambrósio; produção e vendas de Cássia Andrade; assessoria de imprensa de Mockingbird; comunicação de Alexandre Pereira; fotografia de Mário Rainha Campos; co-produção do TMBD, do Teatro Aveirense, Teatro Ibérico, Teatro-Cine de Torres Vedras, Teatro Municipal da Guarda e Teatro Municipal de Ourém; e o apoio da Junta de Freguesia do Beato | IEFP.

João Garcia Miguel, fundador da companhia João Garcia Miguel, é doutorado pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, em Performance Corpo e Inconsciente, em 2017. Ministra aulas em diversas universidades de Portugal e no estrageiro. Escreve obras performativas e ensaios sobre o ato criativo e o corpo e participa em seminários acerca da performance e do inconsciente.