5 Sentidos

Nova temporada da OCM inclui músicos de renome e excelência nacionais e internacionais

None

A Orquestra Clássica da Madeira (OCM) conta com uma nova temporada, a decorrer aquando do 59.º aniversário da instituição, com o mote de ‘Memória e Renovação’.

A programação foi divulgada hoje e em conferência estiveram presentes Norberto Gomes, director artístico da Orquestra Clássica da Madeira, Vanda França, presidente da Associação Notas e Sinfonias (ANSA) e Evan- Alexis Christ, maestro convidado a dirigir a orquestra. Com 59 anos de existência, a OCM quer “continuar a abordar e a interpretar estimulantes e exigentes obras do repertorio orquestral”.

Norberto Gomes apresentou o programa que incluí para cada concerto um maestro e solistas convidados. A temporada começa este mês, com um concerto este sábado e finaliza-se em Julho do próximo ano, que ainda se encontra suspenso, uma vez que a orquestra está pendente de uma confirmação de um convite feito para uma digressão à China. A programação vai contar com 24 programas da Orquestra e 45 outros de música de câmara. Para além de maestros já conhecidos pela orquestra, este ano, também irão dirigir os músicos, novos maestros e solistas. O director artístico destacou Sergei Nakariakov como o “melhor trompetista da actualidade” e Albrecht Mayer como “lenda-viva do oboé”.

Nesta nova temporada, pela primeira vez e em parceria com o Conservatório da Escola Profissional das Artes da Madeira, inclui-se na programação um concerto com os vencedores do concurso ‘Jovens Talentos’ promovido pelo Conservatório. São eles Rafael Kyrychenko, Daniel Bolba e Daniel Pherzhan, solistas, que vão actuar a 6 de Maio, no teatro Baltazar Dias.

Para o Carnaval, Festa da Flor e Ano novo e outras datas festivas, a Orquestra Clássica da Madeira vai dar-se a ouvir aos madeirenses, deixando a promessa de muita variedade de ritmos e sonoridades e a introdução de um novo repertório, através da presença de músicos de renome nacional e internacional. A maioria dos espectáculos vai decorrer no Centro de Congressos da Madeira, Assembleia Legislativa, Hotel Reid’s Palace e em menor quantidade, com quatro datas agendadas, no Teatro Baltazar Dias.

Como o DIÁRIO já noticiou, o concerto inaugural vai ocorrer neste sábado, pelas 18 horas, no Auditório do Centro de Congressos da Madeira, ao comando do maestro Evan- Alexis Christ e Sergei Nakariakov, como solista. Os ensaios já decorreram ao longo desta semana e o maestro, em conferencia, afirmou ser um grande privilégio e honra voltar a trabalhar uma vez mais com a Orquestra Clássica da Madeira.

ANSA/Orquestra Clássica da Madeira inaugura temporada 2022/2023 este sábado no Centro de Congressos

O concerto inaugural da temporada 2022/2023 acontece este sábado, 10 de Setembro, pelas 18 horas, no Centro de Congressos da Madeira.