5 Sentidos

IPMA lança livro digital 'Os peixes na rota de Magalhães - Proposta de nomenclatura portuguesa'

A publicação foi escrita por investigadores do instituto

None
Foto IPMA

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) lançou um livro em formato digital intitulado '"Os peixes na rota de Magalhães - Proposta de nomenclatura portuguesa'.

Esta obra é da autoria de diversos investigadores deste instituto, nomeadamente Miguel Carneiro, Rogélia Martins, Dina Silva, Ivânia Quaresma e Irineu Batista.

Esta publicação está inserida no âmbito das comemorações do V Centenário da Primeira Viagem de Circum-Navegação (1519-1522), realizada por Fernão de Magalhães e concluída por Juan Sebastián Elcano.

Durante a sua vida, Fernão de Magalhães navegou por mares e oceanos e parte dessas áreas geográficas percorridas estão agora incluídas em 47 zonas económicas exclusivas sob jurisdição dos actuais “países” que as administram. Nestas regiões ocorrem cerca de 9.500 espécies de peixes. Para além destas, incluem-se outras espécies não directamente relacionadas com as rotas de Fernão de Magalhães, mas que importa acrescentar. IPMA.

Este trabalho tem como principal objectivo estabelecer um único nome vulgar português (europeu) para cada uma das 16.767 espécies listadas, propondo a denominação 'oficial' portuguesa.

Miguel Miranda, presidente do IPMA, referiu no prefácio do livro que "A viagem de Magalhães (...) mostrou definitivamente que o oceano une e não divide, que promove o contacto entre culturas, e que pode ser o principal veículo de humanidade. Para que isso seja possível temos que construir formas comuns de linguagem e de comunicação e que juntar a tradição, que é local, com a ciência que é universal. Este trabalho é um pequeno contributo nesse sentido."

Pode consultar a publicação aqui