País

Ministério Público investiga morte e negligência em assistência a idosa em lar de Boliqueime

None

O Ministério Público (MP) está a investigar a morte e um alegado caso de negligência no tratamento a uma idosa na Santa Casa da Misericórdia de Boliqueime, em Loulé (Faro), disse hoje à Lusa fonte do MP.

"O Ministério Público está a investigar os factos em apreço, tendo determinado a realização de autópsia médico-legal no âmbito de inquérito oportunamente instaurado", confirmou a Procuradoria-Geral da República, após questionada pela Lusa.

O caso foi revelado hoje pelo diário Correio da Manhã, que publicou um vídeo, divulgado nas redes sociais, que mostra uma mulher de 86 anos deitada numa cama com dezenas de formigas em várias partes do corpo.

O mesmo jornal mencionou que a idosa acabou por morrer um mês depois deste episódio, que terá ocorrido em julho passado.

Por seu turno, a Santa Casa da Misericórdia de Boliqueime, anunciou na quarta-feira, através da rede social Facebook, ter aberto um inquérito para apurar responsabilidades ao alegado caso, que classificou de "negligência grave".

A instituição particular de solidariedade social precisou que o "inquérito de natureza disciplinar" foi determinado depois de ter tido conhecimento do vídeo partilhado nas redes sociais a denunciar o caso.

"Tendo tido conhecimento a semana passada, que algum ou alguns dos seus colaboradores não garantiram o cuidado adequado a uma utente, (...) determinou a instauração de um inquérito (...) para apurar quem é ou são os responsáveis por esta situação inadmissível e será implacável na punição", lê-se no documento.

No texto, a Santa Casa da Misericórdia de Boliqueime adianta ter apresentado uma queixa-crime contra a autora da publicação do vídeo, face aos termos "insultuosos e acusações infundadas".

A agência Lusa tentou contactar a provedora da Santa Casa da Misericórdia de Boliqueime, tendo sido informada que a mesma estava indisponível por se "encontrar em reunião da direção".