Coronavírus Madeira

Plano de Vacinação para este Inverno terá vacina com "dupla" protecção da covid

Vacinação está prevista começar na próxima semana

None

Foi apresentado esta sexta-feira, 2 de Setembro, o 'Plano de Contingência para o Inverno 22/23' onde uma das novidades é uma vacina com uma dupla protecção contra a covid-19.

Será uma única vacina que vai incluir anticorpos para a variante inicial e a variante Ómicron.

Duas vacinas incorporadas numa só. Contra a variante inicial e contra esta nova variante da Ómicron que permitem um reforço e uma protecção adicional." Pedro Ramos, secretário regional da Saúde e Protecção Civil.

A vacina é destinada à população com 60 ou mais anos.

Já na campanha de vacinação da gripe existirão 55 mil doses, onde 3.000 serão de dose elevada.

Esta nova dose está destinada "às pessoas mais vulneráveis".

Não tem estirpes adicionais em relação à outra vacina da gripe, mas tem uma dose mais elevada que vai constituir um estímulo do sistema imunitário maior. É dedicada às pessoas mais vulneráveis, mais idosas porque têm habitualmente um sistema imunitário menos competente em que a imunidade começa a diminuir mais cedo do que na população jovem, logo há aqui um estímulo maior para que a resposta imunitária seja maior também e seja mais prolongada." Bruna Gouveia, subdirectora regional da saúde.

A vacina da gripe é destinada à população com 55 ou mais anos, pessoas com doença crónica, profissionais de saúde, área do social e educação pré-escolar.

O início da administração depende da chegada das vacinas da gripe à Região, algo que está previsto acontecer na próxima semana.

Já a vacinação da covid-19 começará a 11 ou 12 deste mês, disse Bruna Gouveia.

O Plano de Contingência estará em vigor a partir deste mês até Abril de 2023.

A apresentação a cargo da Secretaria Regional da Saúde e Protecção Civil contou com a presença do secretário regional Pedro Ramos, a subdirectora regional da saúde Bruna Gouveia e a presidente do conselho de administração do SESARAM Rafaela Fernandes.