Desporto

Portugal opera reviravolta na Sérvia e continua a sonhar com Mundial feminino

None

A seleção portuguesa de futebol feminino deu hoje um passo importante rumo ao 'play-off' de acesso ao Mundial2023 depois de vencer na Sérvia (2-1), sua principal rival no Grupo H, num encontro em que recuperou de desvantagem.

Em Stara Pazova, nos arredores de Belgrado, o encontro da nona e penúltima jornada da fase de qualificação começou com um 'frango' de Inês Pereira, que deixou a bola entrar na baliza após um lance inofensivo de Frajtovic, logo aos seis minutos, mas, ainda na primeira parte, a equipa de Francisco Neto deu a volta ao marcador por Joana Marchão, aos 39, e Francisca Nazareth, aos 45+1.

Com este resultado, Portugal subiu ao segundo lugar do grupo, com 19 pontos, mais um que a Sérvia, agora terceira, e apenas depende de si na última ronda, em que recebe a Turquia, na terça-feira, em Vizela (17:30).

No mesmo dia e à mesma hora, a Sérvia visita Israel, à espera de um deslize da formação lusa, num agrupamento em que é esperado que a Alemanha, primeira classificada com 21 pontos, confirme o apuramento direto no sábado, na receção à Turquia.

Apenas o primeiro classificado de cada um dos nove grupos se apura diretamente para o Mundial2023, enquanto os segundos classificados terão de disputar um 'play-off' de acesso à competição que se realizará entre 20 de julho e 20 de agosto do próximo ano, na Austrália e na Nova Zelândia.

Depois do triunfo no duelo da primeira volta (2-1), em Setúbal, Portugal viajou para a Sérvia com possibilidades de voltar a vencer, e continuar a sonhar com um inédito apuramento para um Campeonato do Mundo, mas a guarda-redes Inês Pereira deixou tudo muito mais difícil, aos seis minutos, quando deixou um 'balão' de Frajtovic seguir para a baliza, depois de ter perdido noção da sua colocação em campo.

Foi um duro golpe para a equipa de Francisco Neto, que entrou a todo o 'gás' na partida, superioridade que manteve após o golo sofrido, embora sem sucesso.

Neste período, Portugal teve praticamente o domínio do meio campo, chegando com facilidade à área adversária, mas falhando sempre no último passe.

Quando a Sérvia começava a equilibrar a partida e até a criar algumas dificuldades à defensiva lusa, Joana Marchão refez a igualdade num remate totalmente inesperado de fora da área, aos 39 minutos.

Portugal aproveitou a motivação do golo para, ainda antes do intervalo, dar a 'cambalhota' no marcador, com Francisca Nazareth a iniciar e a finalizar uma jogada, com a ajuda de Diana Silva pelo meio, aos 45+1 minutos.

Os minutos finais da primeira parte acabaram por ser decisivos nesta partida, já que a Sérvia, mesmo arriscando tudo e até tendo alguma superioridade na segunda metade, mostrou-se sempre demasiado ansiosa, enquanto Portugal, às vezes com alguma atrapalhação à mistura, foi mantendo a vantagem.

Catarina Pinto, com uma bola na barra, aos 68 minutos, e Diana Silva, que falhou o golo isolada frente à guarda-redes sérvia, aos 74, poderiam ter facilitado mais cedo a vida a Francisco Neto, mas mesmo assim a seleção feminina regressa a casa com o sonho do Mundial bem vivo.