Madeira

Dia da Pessoa com Alzheimer assinalado pela CMF

None

A Câmara Municipal do Funchal em parceria com a Associação de Alzheimer-Delegação da Madeira, irá realizar na sala da Assembleia Municipal, quarta-feira, dia 21 de Setembro pelas 15h30, uma acção de informação para  assinalar o Dia Mundial da Pessoa com Alzheimer.

O Dia Mundial da Doença de Alzheimer foi estabelecido em 1994 pela Organização Mundial de Saúde e pela federação Alzheimer’s Disease International, com o objetivo de chamar a atenção e combater o estigma da doença de Alzheimer e outras demências.

Esta acção pretende informar e sensibilizar a população em geral, sobre “o que é a demência e a doença de alzheimer”, sendo aberta a todos os interessados, e não requer inscrição prévia.

No âmbito desta parceria, será implementado um projecto denominado 'Café Memória', o qual pretende servir de ponto de encontro entre cuidadores, pessoas com demência, pessoas com problemas de memória, e de suporte mútuo.

Este projecto que contará com actividades lúdicas e algumas palestras, realizado ao 4.º sábado de cada mês, no Centro Comunitário do Funchal, terá o seu início no próximo dia 24 de Setembro.

Por ocasião desta parceria e projecto, a vereadora com o pelouro da educação e da área social, referiu que o “Município tem feito todos os esforços para trabalhar em proximidade com as associações, visto serem estas que detêm um conhecimento detalhado nas especificidades de cada área”. Refere ainda que “a demência não é uma consequência do normal envelhecimento, daí que todos os sinais de alerta devem ser considerados, visto que quanto mais cedo forem valorizados, mais cedo podemos apoiar e proteger a pessoa afectada e seus familiares”.