Madeira

Projecto do SESARAM candidato a concurso do X-eHealth

None

O Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira apresentou uma candidatura ao 'X-eHealth Interoperability Award 2022', que tem como objectivo reconhecer e divulgar projectos, trabalhos e iniciativas inovadoras, na área de interoperabilidade de dados de saúde no ecossistema europeu.

O projeto X-eHealth recebeu um total de 19 candidaturas de 10 países, que após avaliação por um júri internacional foram escolhidos 13 projectos agora em votação. 

Os critérios de selecção abrangeram quatro tópicos: inspiração de confiança, excelência inovadora, excelência técnica e conexão com o projeto X-eHealth.

A Região concorreu com o projecto '13- Unveiling ‘One Health’ at Autonomous Region of Madeira', tendo o mesmo sido aprovado. Agora o projecto está em votação pública. 

Sobre o projecto 

"Desde o dia 27 de Maio de 2003 (dia em que o SESARAM, EPERAM foi formalmente estabelecido), iniciou-se o desenvolvimento de um sistema de informação de saúde único e inovador, conhecido como SEIS-RAM (sigla para Sistema de informação Electrónico da Saúde da Região Autónoma da Madeira) ou Atrium, onde cada pessoa tem um registo de saúde electrónico único (RSU), com todos os registos médicos e dados clínicos sociais incluídos. Até esta data, o SESARAM contabiliza 599.804 RSU’s e 57,4 milhões de Episódios de Cuidados Clínicos.

O SEIS-RAM ou Atrium garante ainda a interoperabilidade com o registo nacional do utente (RNU), o sistema de comunicação e arquivo de imagens (PACS), o Modulab e o Sistema Nacional de Rastreio do Cancro, entre outros.

Para aumentar a eficiência do Serviço de Saúde na Madeira, o SRPC desenvolveu recentemente um novo sistema informático, denominado REM RAM (Registo de Emergência Médica da Região Autónoma da Madeira) para registo de emergência pré-hospitalar. A interoperabilidade entre o SEIS-RAM (ou Atrium) e o REM RAM permite aos prestadores de cuidados na Emergência do Hospital ou Unidade de Cuidados Primários obter rapidamente todas as informações necessárias para continuar a prestar cuidados após a intervenção pré-hospitalar.

Em Abril de 2020, durante a pandemia, também foi desenvolvido um inovador e único painel Covid-19 (Dashboard Covid-19) para monitorizar os casos positivos de Covid-19, a evolução da vacinação e as suas reacções adversas. Garante sinergias importantes, com informação actualizada fiável e útil a todos os intervenientes (sociedade, organizações de saúde e profissionais de saúde), nomeadamente, interoperabilidade com Modulab, API do Google Maps (georreferenciamento de casos positivos), NOS (notificações SMS de resultados de testes a pacientes) e o Portal de Reacções Adversas a Medicamentos do INFARMED.

Actualmente existem 6 projectos inovadores em andamento, com foco na interoperabilidade de sistemas externos com o SEIS-RAM (ou Atrium), a saber: o Guardian (que garante automaticamente sinais vitais e dados do Phillip’s IntelliVue Guardian System ao RES do paciente); o desenvolvimento do Registro Electrónico de Saúde único, reunindo todas as informações clínicas de cada cidadão, não só do sector público mas também do sector privado, permitindo a partilha quando necessário e o aumento da colaboração com outras entidades; partilha em tempo real de equipamentos médicos públicos fundamentais, como p.ex.,http://apps.iasaude.pt/unidadessaude/Equipamentos.cfm; ICU4COVID (H2020 GA 101016000); SMARTBEAR (H2020 GA 852172) e SMART4HEALTH (H2020 GA 826117) onde o SESARAM foi escolhido para ser o serviço piloto de saúde para testar a solução.

Com este projecto em curso, o SESARAM, EPERAM até já alcançou alguns dos “Resultados de Interoperabilidade em Saúde 2030”, anunciados pelo Gabinete do Coordenador Nacional de IT em Saúde".