Madeira

Escola secundária de Santana leva projecto premiado à Mostra Nacional de Ciência

None

O projeto "Utilização da pasta celulósica da bananeira para a remoção de microplásticos de águas contaminadas" desenvolvido pelos alunos Artur Mendonça e Tiago Vieira da Escola B+S Bispo D. Manuel Ferreira Cabral, sob orientação da docente Ângela Morais e o apoio científico da Professora Doutora Nereida Cordeiro da UMa, será divulgado de 8 a 10 de Setembro na 16° Mostra Nacional de Ciência, que decorre na Alfândega do Porto.

Este projeto foi premiado em 2021, no âmbito do concurso Jovens Cientistas. Agora estará em representação da RAM e tem como principal objectivo demonstrar o potencial de biofiltros produzidos à base de resíduos de bananeira na remoção de microplásticos de águas contaminadas.

O aluno Lucas Dória do 11.°ano da referida escola estará em representação dos alunos mentores do projecto, acompanhado do prof. Heliodoro Dória, representando a orientadora do projeto.

Entre 13 e 18 de Setembro, os alunos Lucas Dória e Tiago Vieira participarão em representação de Portugal, no EUCYS – European Union Contest For Young Scitentists, em  Leiden na Holanda, o mais prestigiado concurso de ciência para jovens a nível europeu.