Madeira

Preços dos bens e serviços cresceram em média 5,1% na Madeira nos últimos 12 meses

Maior crescimento de preços foi nos Transportes, seguido dos Restaurantes e Hotéis

None

A Direcção Regional de Estatística acaba de revelar a taxa de variação do Índice de Preços no Consumidor – inflação. Os dados oficiais aponta para uma inflação média de 5,1% nos últimos meses, na Madeira. Relativamente a Julho, houve um aumento médio de quase meio ponto percentual.

“Em Agosto de 2022, na Região Autónoma da Madeira (RAM), a variação média registada pelo Índice de Preços no Consumidor (IPC) nos últimos doze meses – Total Geral – foi de 5,1%, superior em 0,5 pontos percentuais (p.p.) ao registado no mês anterior. Note-se que este indicador está em trajetória ascendente desde Fevereiro de 2021 e em terreno positivo desde o mês de Setembro do mesmo ano, atingindo neste mês de Agosto de 2022 o valor mais elevado desde Março de 2013. O indicador de inflação subjacente, medido pelo índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos, apresentou uma taxa de 3,9%, valor superior em 0,5 p.p. ao observado no mês anterior.”

“Os bens registaram uma taxa de 5,7% e os serviços de 4,1%.”

Se analisados separadamente, verifica-se que apenas a classe ‘Educação’ teve uma ligeira deflação, baixa de preços. “As variações positivas mais expressivas foram observadas nas classes dos ‘Transportes’ (+11,2%) e dos ‘Restaurante e Hotéis’ (+9,8%).  Em sentido inverso, a classe da ‘Educação’ registou a maior (e única) variação negativa (-0,0%).

“No País, o IPC registou uma taxa de variação média de 5,3%, valor superior em 0,6 p.p. ao observado no mês anterior (4,7%).”

“Em termos homólogos, ou seja, comparando Agosto de 2022 com o mesmo mês de 2021, a variação de preços foi de +8,2% (+8,9% no País), mantendo-se assim na casa dos 8% à semelhança de junho (+8,8%) e de Julho (+8,5%), o que não acontecia desde Setembro de 1992. Importa, no entanto, realçar o facto desta taxa estar em desaceleração pelo segundo mês consecutivo.”

“Em Agosto de 2022, o valor médio das rendas de habitação por metro quadrado de área útil, na Região, apresentou uma variação de +0,4% face ao mês anterior e de +2,9% se comparado com mês homólogo.”