Desporto

Nadal prevê "muitas mais" grandes temporadas do novo número um mundial Alcaraz

None

O tenista espanhol Rafael Nadal, recordista de títulos do 'Grand Slam', parabenizou hoje o compatriota Carlos Alcaraz pela conquista do US Open e a liderança do 'ranking' mundial, prevendo que esta será apenas a primeira de "muitas" grandes temporadas.

"Felicidades, Carlos Alcaraz pelo teu primeiro 'Grand Slam' e pelo número um, que é o coroar da tua primeira grande temporada, que estou seguro que serão muitas mais", escreveu o terceiro tenista da hierarquia mundial na sua conta na rede social Twitter.

A 'passagem de testemunho' no ténis espanhol foi assim assinalada pelo maiorquino de 36 anos, que detém o recorde de 'majors' conquistado (22) e que se impôs nos dois primeiros 'Grand Slams' da temporada, o Open da Austrália e Roland Garros, onde ampliou outro dos seus recordes, ao erguer o troféu pela 14.ª vez.

Alcaraz, de 19 anos, venceu na final do Open dos Estados Unidos o norueguês Casper Ruud em quatro 'sets', com os parciais de 6-4, 2-6, 7-6 (7-1) e 6-3, em três horas e 20 minutos, e tornou-se no mais jovem número um de sempre, ao destronar o russo Daniil Medvedev, e no mais novo campeão do 'Grand Slam', precisamente desde Nadal, em Roland Garros em 2005.

O maiorquino teve ainda palavras de elogio para Casper Ruud, o tenista que derrotou este ano na final do 'major' francês e que foi aluno da sua academia.

"Grande esforço, Casper Ruud. Estou muito orgulhoso de ti! Sorte difícil hoje, mas incrível torneio e temporada! Continua!", escreveu Nadal.

O veterano espanhol foi ultrapassado pelos dois finalistas do Open dos Estados Unidos, mas manteve o terceiro lugar no 'ranking' ATP, liderado agora por 'Carlitos'.