Mundo

Carlos III receberá hoje líderes religiosos e políticos

None
Foto EPA/NEIL HALL

O novo rei do Reino Unido, Carlos III, realizará audiências com vários líderes religiosos e políticos do país após a cerimónia da sua proclamação, que aconteceu hoje no Palácio de St. James, em Londres.

De acordo com um comunicado da Casa Real, o monarca receberá primeiro o arcebispo de Cantuária, Justin Welby, primaz da Igreja Anglicana, no palácio de Buckingham, às 14:00. Meia hora depois será a vez da primeira-ministra britânica, Liz Truss, e os membros do seu gabinete conservador, no mesmo local.

Às 15:00, os líderes da oposição no Parlamento passarão pelo palácio, provavelmente liderados pelo líder do Partido Trabalhista, Keir Starmer.

Finalmente, o novo soberano concluirá as reuniões anunciadas às 16:00, com uma receção privada ao decano da abadia de Westminster, David Hoyle, que é responsável por este local de culto e sujeito à jurisdição real, respondendo diretamente ao soberano.

Carlos III foi hoje proclamado oficialmente Rei do Reino Unido, numa cerimónia realizada no palácio de St. James, em Londres.

O novo monarca britânico, com 73 anos, sucede à sua mãe, a rainha Isabel II, que morreu na quinta-feira aos 96 anos no castelo de Balmoral, Escócia, após 70 anos de reinado.

A proclamação foi lida poucos minutos depois das 10:00 na cerimónia chamada Conselho de Adesão, um ritual da monarquia britânica transmitido em direto pela primeira vez na História.

O Conselho de Adesão foi seguido pela Proclamação Principal, que foi lida por volta das 11:00 na varanda no Palácio de St. James. A Proclamação foi lida pelo Rei das Armas da Jarreteira, acompanhado pelo Cone Marechal, por outros oficiais de armas e pelos sargentos de armas.