Madeira

Isabel Oneto espera que concursos para novas esquadras sejam lançados "em breve"

None
Foto Aspress

O Governo da República espera que "em breve" sejam celebrados os contratos inter-administrativos que possibilitem lançar os concursos para as novas esquadras da polícia na Ponta do Sol e da Calheta. Desejo manifestado pela secretária de estado da Administração Interna, Isabel Oneto, durante a intervenção na cerimónia comemorativa dos 144 do Comando Regional da Madeira da PSP

Admitiu que em breve também possa ser desencadeado o processo relativo à esquadra de Machico, assim como, avançar com os projectos para as novas esquadras da Calheta e de Porto Santo.

A governante da República disse contar "com a colaboração das entidades regionais e das autarquias locais" na concretização das desejadas novas esquadras nos concelhos onde as actuais instalações são muito precárias.

Para Isabel Oneto, o discurso do comandante regional da PSP, Luís Simões, "retrata o quadro real" assim como "o esforço feito por parte do Governo [da República] de reequilibrar aquilo que durante anos não foi feito". Lembrou que as forças de segurança enfrentam desafios e exigências cada vez maiores, perante os desafios que são globais e que requerem respostas ao nível local.

Numa altura em que está em construção o Centro de Comando e Controlo Operacional, a PSP na Região tem já projecto aprovado para a nova esquadra de Santa Cruz, enquanto a da Ponta do Sol está para aprovação.

Na Calheta a solução passará pelo arrendamento, em Machico está em processo de aquisição o estudo prévio, e em Porto Santo a solução passa por projecto protocolo.