Madeira

Iniciativa Liberal questiona contentores de gás no Caniçal

None
Foto Clube de Entusiastas de Navios

Em comunicado, a Iniciativa Liberal (IL) questiona a existência de 17 contentores de transporte de Gás Natural Liquefeito (GNL) no Caniçal.

 Estes tanques/contentores, mesmo vazios de gás liquefeito, ficam cheios de gás na sua forma natural com uma enorme periculosidade explosiva." Iniciativa Liberal.

O partido lembra a explosão que aconteceu, a 4 de Agosto de 2020, no Porto de Beirute, que segundo o inquérito realizado foi concluído que "tudo se deveu ao facto de produtos de diferentes origens estarem demasiado próximos uns dos outros, O problema com um, fogo-de-artifício, desencadeou uma reacção em cadeia que teve o resultado que todos conhecemos".

No caso do porto do Caniçal, a IL questiona sobre as medidas de segurança que são tomadas pelas empresas e entidades envolvidas que, segundo o partido são "uma enorme irresponsabilidade".

   Não é de pouco pensarmos, que mais acima, estão os depósitos da GALP com milhões de litros de combustíveis." Iniciativa Liberal.

A concluir a nota enviada, o partido deixa algumas questões: "Existe alguma rede de combate a incêndios junto aos contentores de gás? É normal aqueles contentores estarem ali? Não deviam estar numa zona isolada e devidamente salvaguardada? Que protocolo está instituído para o manuseamento e transporte destes contentores no porto? Existe algum plano de contingência em caso de acidente?"