Madeira

Iniciativa Liberal critica falta de manutenção do sistema de rede de incêndios e de reservatórios de água

None

No mais recente comunicado da Comissão Coordenadora, a Iniciativa Liberal Madeira afirma que a “nossa floresta é um dos nossos maiores bens e deve ser cuidada com esmero e atenção”, por isso, o partido alerta que é necessária manutenção do sistema de rede de incêndios e de reservatórios de água. 

Relembrando que em Março, o Governo Regional “fez mais uma adjudicação, que supostamente já está no terreno, de quase 4,4 milhões de euros de modo a assegurar que as serras sobranceiras ao Funchal são equipadas, entre outras coisas, com um sistema de rede de incêndios e de reservatórios de água”.

A Iniciativa Liberal Madeira alerta o Governo Regional que estas coisas não só devem ser construídas, como mantidas

Os Liberais recordando os grandes incêndios de 2010, 2012 e 2016 que afectaram a Região, dizem que “depois de anos e anos a ouvir inúmeras vozes que reclamavam meios aéreos de combate aos fogos, que o Governo Regional recusava escudado num estudo que nunca ninguém viu, finalmente chega um helicóptero para ajudar no combate aos fogos”.

Apesar do partido sublinhar que “algumas coisas foram feitas”, a Iniciativa Liberal refere que “tudo o que constrói, tem de ter acompanhamento e manutenção”.

Colocaram-se bocas de incêndio que, ou não deitam água, ou a que sai é insuficiente; construíram-se uns depósitos em folha(!) – uns foram roubados e a folha deve ter tido outro uso, outros estão completamente destruídos, alguns viram nascer no seu interior, verdadeiros mini-ecossistemas e encontrámos um funcional e com água.

Nesse sentido, o partido sublinha que “construir coisas que não funcionam é ridículo, mas construir e deixar ao abandono é deitar dinheiro fora e, no caso em apreço, é manter o risco e a incapacidade de, rapidamente, controlar o inevitável”