Madeira

CDU apresentou a iniciativa 'Pelo Direito à Cidade'

None
Foto DR

A deputada municipal da CDU apresentou hoje no Largo do Corpo Santo na Zona Velha da Cidade, a  iniciativa 'Pelo Direito à Cidade' na preparação do Dia da Cidade, comemorado no Funchal dia 21 de Agosto.

No comunicado enviado à redacção, o partido explica que escolheu abordar a problemática do "direito à cidade quando se intensificam os mecanismos de exclusão de milhares de pessoas da cidade a que deveriam ter direito".

No Funchal, são fortíssimos os processos de repulsa do povo da cidade. Por via da turistificação de zonas do litoral, através de um determinado modelo de 'reabilitação urbana', e em consequência de políticas de elitização ou de segregacionismo no acesso à habitação, na cidade do Funchal milhares de pessoas são repelidas para as periferias ou para ultraperiferias sociais. Deste modo, tanta gente está a ser expropriada dos seus lugares de pertença na cidade. Assim, o povo do Funchal está a ser expulso da cidade". CDU.

Assim, o partido considera pertinente "colocar o direito à cidade como objectivo de uma nova acção política, enquanto componente de uma nova intervenção reivindicativa no Funchal".

A intervenção decorrerá em duas fases: num primeiro momento a CDU vai contextualizar e delimitar os problemas humanose sociais que justificam esta intervenção sobre o Funchal.

"Num segundo patamar, a CDU não só denunciará toda a estratégia dos governantes que tem por objectivo roubar o direito à cidade ao povo do Funchal, como também apontará linhas estratégicas para uma política alternativa", explica o comunicado.

"Esta planificação da intervenção política, que agora se inicia, será desenvolvida até ao Dia da Cidade, que se comemora no dia 21 de Agosto", conclui.