Madeira

Susana Prada visita Levada do Rei, Albuquerque visita empresa Ferreira's e XVII Semana Europeia de Folclore acontece hoje

Descubra os acontecimentos que marcam a actualidade regional nesta quarta-feira, 31 de Agosto

None

Confira as iniciativas que marcam o ducentésimo quadragésimo terceiro dia do ano, que é também o Dia Internacional da Solidariedade. Faltam 122 dias para o terminar 2022.

10h00 - Iniciativa política da CDU junto à entrada para o atendimento ao público do edifício da Empresa de Electricidade da Madeira  - EEM, na Avenida do Mae e das Comunidades. 

Nesta iniciativa política o coordenador regional, Edgar Silva, apresentará aquela empresa como símbolo da natureza do regime instaurado na Região Autónoma da Madeira.

10h30 - Conferência de imprensa do PS Madeira, na sede do PS Madeira.

11h00 - Susana Prada visita as obras de recuperação da Levada do Rei.

11h00 - Miguel Albuquerque visita a empresa Ferreira's, no Caminho de Santo António.

11h00 - Balanço à campanha de sensibilização e prevenção para os incêndios rurais, lançda a 13 de Julho, no Serviço Regional de Protecção Civil.

12h00 -  Parceria entre o Hospital Particular da Madeira com a equipa feminina do Madeira Andebol SAD, para a época desportiva de 2022-2023.

21h00 - Festa do Vinho Madeira - XVII Semana Europeia de Folclore. 

21h00- Grupo de Folclore de Machico

21h40 - Folka Dance Ensemble 'Wronki' - Szamotuly

22h30 - Grupo de Folclore e Etnográfico da Boa Nova

Efemérides

1901 -  Os primeiros carros eléctricos começam a circular em Lisboa.

1908 - Nasce o escritor norte-americano William Saroyan, Prémio Pulitzer, autor de "The Time of Your Life".

1919 - É abolida a censura à imprensa, na Irlanda.

1939 - II Guerra Mundial. Adolf Hitler manda avançar os Panzers, rumo a Leste. No dia seguinte, as forças alemãs entrarão na Polónia.

1940 - II Guerra Mundial. Pela primeira vez, desde o início do conflito, a força aérea britânica bombardeia Berlim.

1958 - Revolução Cubana. Partem, de Sierra Maestra, os batalhões comandados por Che Guevara e Camilo Cienfuegos, com destino a Havana.

1963 -Morre, com 81 anos, o pintor e escultor francês Georges Braque, pioneiro do cubismo, com Picasso.

1981 - A organização terrorista alemã Fação do Exército Vermelho faz explodir uma bomba na base aérea da NATO em Ramstein, RFA.

1986 - Rosa Mota conquista segundo título da Europa da maratona, em Estugarda, na Alemanha (2:28.38 horas).

1991 - O Uzbequistão proclama a independência.

1997 - Morre, com 36 anos, Diana de Gales, num acidente de viação em Paris.

2005 - Mário Soares anuncia a candidatura à Presidência da República.

2005 - Furacão Katrina. Primeiro balanço aponta para cerca de dois milhares de mortos e para a destruição de mais de 85% dos lares do vale do Mississípi.

2007 - O diploma que adapta o regime da Caixa Geral de Aposentações ao regime geral da segurança social em matéria de aposentação e cálculo de pensões é publicado em Diário da República.

2011 - O ministro das Finanças, Vítor Gaspar, anuncia a aplicação de uma taxa, apelidada "de solidariedade", de 2,5 por cento para os contribuintes do escalão mais elevado de IRS e de 3 para as empresas com lucros acima de 1,5 milhões de euros, bem como o fim das deduções à coleta com despesas de saúde, educação e encargos com imóveis para os sujeitos passivos dos dois últimos escalões de rendimentos.

2015 - A ONU anuncia que imagens obtidas por satélite confirmam a destruição do templo de Bel, joia da cidade antiga de Palmira, no deserto da Síria.

2016 - A Presidente brasileira com mandato suspenso, Dilma Rousseff, perde o mandato presidencial depois de uma votação no Senado (câmara alta parlamentar) em Brasília.  

Pensamento do dia

O Homem livre sempre gostará do mar. Charles Baudelaire (1821-67), escritor, poeta e crítico francês.