Madeira

Pedro Ramos reuniu com Associação de Dadores de Sangue

Foto SRSPC
Foto SRSPC

Actualmente, na Madeira, são cerca de 3 mil os dadores benévolos de sangue que garantem cerca de 6 mil dádivas por ano.

O secretário regional de Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, reuniu, hoje, com a Associação de Dadores de Sangue da Região Autónoma da Madeira (ADSRAM), representada pelo presidente, Enfermeiro José Marques, e por Mário Nóbrega, membro da ADSRAM.

Na ocasião, os membros da ADSRAM deram a conhecer as atividades que estão a ser desenvolvidas no âmbito da promoção da dádiva de sangue e de estilos de vida saudáveis.

A Região Autónoma da Madeira é autossuficiente em matéria de reservas sangue, os números baixaram durante a pandemia, mas, entretanto, voltaram a estabilizar. Atualmente são cerca de 3 mil os dadores benévolos de sangue que garantem cerca de 6 mil dádivas por ano.

Recorde-se que este ano e pela primeira vez, o Serviço Regional de Saúde doou sangue ao Continente, tendo sido possível facultar 125 unidades de sangue ao Instituto Português do Sangue.

Refira-se que a ADSRAM desenvolve a sua atividade em colaboração com o Serviço de Sangue e Medicina Transfusional do Serviço de Saúde da RAM, no sentido incentivar a doação de sangue para fins terapêuticos.