Desporto

Rampa com novo traçado e fortes apelos à segurança

None

Decorreu, esta tarde, na sede do Clube Desportivo da Ribeira Brava, a apresentação da Rampa Regional da Ribeira Brava, que marca o regresso à estrada do Troféu Regional de Rampas AMAK / Promerch este fim-de-semana."

"Estamos todos com muita cautela por ser um novo traçado na Estrada Regional 222, no coração do Campanário", começou por dizer José Canha, do CD Nacional, numa apresentação que fica de resto marcada por vários apelos à segurança.

"Um apelo muito grande às pessoas: Não saiam de casa, não atravessem a estrada sem o encerramento da classificativa. Cuidado com as crianças e os animais domésticos que podem provocar graves acidentes", sublinhou o responsável do clube organizador.

José Canha acrescentou ainda que o CD Nacional tem um plano ambiental implementado nesta prova, que será para manter em eventos futuros.

Estamos atentos à situação ambiental e não queremos que os desportos motorizados fiquem à margem. Espero que seja um evento de sucesso.

Por seu turno, Nelson Ferreira, também do Nacional, avançou que esta sexta-feira (2 de Setembro), há verificações técnicas junto ao Centro de Saúde da Ribeira Brava e, nessa mesma noite, terá lugar a "prova espetáculo" no centro da vila.

O parque de assistências será junto ao Clube Desportivo da Ribeira Brava e junto à escola secundária.

No sábado, a prova percorre 5 km da Estrada Regional 222.

"É uma modalidade de risco com velocidade pelo que todo o cuidado é pouco", avisou Nelson Ferreira, adiantando que a prova contará com 25 agentes da PSP e 15 comissários de prova.

Pedro Melvil de Araújo, dirigente da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK), anunciou também a intenção de implementar a figura do delegado de segurança nas provas automobilísticas.

"Queremos implementar a figura do delegado de segurança nas provas automobilísticas. Não basta ter um plano de segurança. É preciso que ele funcione bem", vincou.

O presidente da Câmara Municipal, Ricardo Nascimento, destacou, por sua vez, o contributo desta prova para a dinamização da Ribeira Brava:

O nosso projecto é um investimento que fazemos para dinamizar o comércio em vários pontos do concelho, divulgar o nosso concelho através das suas paisagens, dinamizar o convívio familiar e também entre amigos, permitir que os ribeira-bravenses também tenham a oportunidade de ver desporto automóvel no seu concelho.

Nascimento voltou a reforçar os apelos à segurança, reconhecendo que esta é "uma prova que causa sempre alguma apreensão, depois do sucedido no RVM".

Não obstante, o autarca acredita que "a experiência do CDN vai fazer desta prova uma prova segura".

"Peço ao público que respeitem as normas de segurança, pois queremos que sejam dois dias de festa", insistiu o presidente.

O autarca referiu ainda que os pilotos terão inscrição gratuita na prova, que será oferecida pela autarquia.

A edição deste ano da Rampa da Ribeira conta com um total de 41 equipas inscritas.

Rampa da Ribeira Brava com 41 equipas inscritas

É já este fim-de-semana que está de regresso o Troféu Regional de Rampas AMAK / Promerch com a Rampa Regional da Ribeira Brava.