Madeira

Segunda noite aberta da Estação de Biologia Marinha acontece este sábado

None

Amanhã, 27 de Agosto, vai ter lugar a segunda Noite Aberta de 2022 da Estação de Biologia Marinha do Funchal.

A iniciativa terá início às 20 horas com visitas guiadas à Estação para todos os interessados, às 21h30 segue-se uma palestra proferida por Kirsten e Joachim Jakobsen, da Fundação Rebikoff-Nigeller e pilotos do submarino de investigação Lula-1000, que vão abordar as actividades científicas realizadas com este submarino na Região Autónoma da Madeira.

Será também exibido em estreia o documentário da sua autoria 'Deep Time', vencedor do Cannes Short Films Festival, na categoria Melhor Documentário Curto, 2022.

Desde 2018 que a Fundação Rebikoff-Nigeller tem o submersível Lula-1000 e o seu navio de apoio 'Ada Rebikoff' posicionados no Funchal. Foram já efectuados vários mergulhos na Madeira e Porto Santo, no âmbito de projectos de investigação, nomeadamente com o Governo Regional da Madeira.

O submarino leva uma tripulação de três pessoas a uma profundidade de 1000 metros.

Foi otimizado para a captação de vídeo, áudio de alta qualidade e para a recolha de dados e amostras oceanográficos.

O submersível é único no seu género. Com a sua grande vigia esférica de 1,4m de diâmetro, é a ferramenta ideal para observações in-situ e para realização de filmes que documentem a vida marinha. Câmara Municipal do Funchal

No comunicado enviado pela Câmara Municipal do Funchal refere que para garantir a melhor qualidade de imagem, o equipamento de filmagem é actualizado regularmente. " Dois hidrofones de alta qualidade estão montados à proa para gravação de som em estéreo, o que proporciona um entendimento diferente do oceano profundo. O interior ergonómico permite mergulhos com a duração média de 5 horas em perfeito conforto. Não só consiste numa plataforma de trabalho extremamente estável como impressiona pela sua excelente manobrabilidade".

A Fundação Rebikoff-Niggeler (FRN) é uma organização sem fins lucrativos cujo objectivo principal consiste na pesquisa e documentação cinematográfica do mar profundo.

Um dos principais objectivos da Fundação é o de facultar acesso a observações in-situ a grandes profundidades através da utilização de tecnologia submarina. A FRN foi declarada como Instituição de Utilidade Pública pelo Governo Regional dos Açores, no ano de 2000.

Além de desenvolver projectos de investigação, incluindo parcerias com instituições científicas, a FRN actua na área da produção de documentários e demais material educativo sobre o mar profundo.