Madeira

Madeira regista 68 acidentes em percursos pedestres este ano

Os números foram avançados pelo Serviço Regional de Protecção Civil da Madeira

None
Foto: Hélder Santos/Aspress/Arquivo

Este ano já ocorreram 68 acidentes em levadas ou percursos pedestres da Madeira. Os números do Serviço Regional de Protecção Civil referem-se a situações em que houve necessidade de mobilização de meios de socorro por parte do Comando Regional de Operações do Socorro - CROS. 

Santana é o concelho com maior número de incidências, num total de 23 ocorrências, seguindo-se Machico (15) e Funchal (10). Houve acidentes em todos os concelhos, com excepção da Ponta do Sol. 

De modo a responder adequadamente a estas e outras situações, a Protecção Civil regional, através da Divisão de Formação, tem levado a cabo vários cursos, na área do Salvamento em Grande Ângulo, aos diversos Corpos de Bombeiros da Região Autónoma da Madeira.

Com esta formação, os elementos que nela participam, ficam habilitando com competências técnico-operacionais essenciais, ficando "aptos para fazer face às ocorrências recebidas no que concerne ao ambiente em montanha e falésia", refere a Secretaria Regional de Saúde e Protecção Civil, que tem a tutela governativa desta área. 

"Para além da formação ministrada, é também realizado um plano de treinos operacionais, com o CROS e as diversas equipas de resgate dos Corpos Bombeiros, de forma a garantir a uniformização de procedimentos associados ao Comando, Controle e Comunicações e consequentemente a sua integração no apoio à decisão quando necessário no Teatro de Operações", nota a mesma fonte. 

Tendo em conta o aumento da procura por actividades ao ar livre, nomeadamente percursos pedestres, o Serviço Regional de Protecção Civil alerta para os cuidados a ter e a conduta de segurança a adoptar, adequando-se à tipologia do percurso. 

Entre as recomendações incluem-se: utilização de equipamento adequado, nomeadamente calçado e vestuário; uma prévia avaliação e reconhecimento do percurso que pretende efectuar; e ter conhecimento do tempo que pode demorar a realização do percurso, bem como o nível de exigência associado.