Artigos

Notas sobre inflação, salários e lucros

Diz-se que a inflação em Portugal já atingiu 9,1%, a mais alta desde 1992, e que na Letónia, Estónia e Lituânia já passa de 20%.

A inflação não cai do céu. Não subiu do vulcão do inferno, é o resultado do aproveitamento pelos grupos económicos da guerra, das sanções e da crise económica.

Na AR, projectos de lei do PCP para fixar preços máximos na aquisição de combustíveis, na electricidade, no gás e nos bens essenciais, mas a “sorte” foi o chumbo!

Diz Ana Sá Lopes, que há quem esteja a lucrar milhões com a guerra e a pobreza dos outros, mas Portugal ainda hesita sobre o que fazer.

Há notícias que afirmam que a NATO não sabe por onde andam os 10 milhões de dólares em armas dadas à Ucrânia, mas há generais portugueses que afirmaram que muitas delas estão a ser vendidas para o Afeganistão, Síria e outros movimentos islâmicos.

O Papa Francisco escreveu um pequeno livro “Contra a guerra – a coragem de fazer a Paz” e relembra os conflitos existentes no Iraque, Líbia, Síria, Iémen, Ucrânia e Somália, mas qualquer dia o Papa será excomungado pela imprensa livre ocidental.

O aumento da remuneração média, entre 2014 e 2021, em Portugal foi de 4,7%, mas a média da União Europeia foi de 21,3% . O salário real dos europeus da OCDE cresceu quase seis vezes mais que o dos portugueses.

A Brisa, cujo CEO é Pires de Lima, antigo ministro de Passos Coelho, conseguiu lucros de 91,8 milhões , os lucros são privados mas os prejuízos para todos.

Vítor Bento, Presidente da Associação Portuguesa de Bancos perante a crítica aos lucros excessivos da banca afirma que há hostilidade cultural ao capital e sua acumulação.

A Sr.ª Lagarde justifica o aumento das taxas de juro para manter os preços estáveis. Justifica esta senhora que quando os preços sobem o aumento das taxas de juro ajuda-nos a regressar a uma inflação a 2% a médio prazo.

Quando a inflação é elevada aumenta a taxa para tornar o crédito mais caro – arrefece a economia, acalma as expectativas de inflação e reduz a inflação.

O juro é o dinheiro que a banca paga pelos nossos depósitos, porém a taxa de juro é o que o banco cobra pelo seu empréstimo.

Pedro Guerreiro afirma que a inflação é neste momento duzentas vezes superior à taxa de juro média dos depósitos bancários – temos uma inflação superior a 8% e uma taxa de juro de depósito de 0,04%.

Nenhum juro de depósito compensa a inflação. O aforrador volta-se para os terrenos e habitação, para mais tarde especular, mas o fisco está sempre atento às mais valias que acresce ao IRS e arrefece e de que maneira a poupança.

A economia pode entrar em estagflação, ou seja, uma combinação de inflação elevada, crescimento do PIB nulo e aumento do desemprego.

A inflação homóloga em Junho atingiu 13,2% na alimentação, 13,5% na habitação e 4,3% nos transportes.

De 23 de Fevereiro a 6 de Junho os preços subiram da seguinte forma: pescado fresco 58%, salmão 47%, óleo alimentar 41%, frango inteiro 31%, farinha para bolos 24%, bife de peru 22%, costeleta de porco 21%, dourada 19%, bolacha 15%. Os salários ficaram congelados.