Rali Vinho da Madeira Desporto

Reconhecimentos com regras apertadas

Hoje e amanhã equipas conferem classificativas

None

As equipas inscritas no Rali Vinho Madeira têm dois dias, hoje e amanhã, para proceder aos habituais  reconhecimentos das classificativas que irão disputar a partir de quinta-feira. E devem fazê-lo com cautelas acrescidas pois arriscam penalizações diversas.

O primeiro cuidado a ter é cumprir horários. Isto porque os reconhecimentos efectuados fora dos horários estabelecidos são considerados uma infração grave e sujeita a decisão pelo Colégio de Comissários Desportivos, bem como qualquer incumprimento às normas de reconhecimento.

Para ajudar, partilhamos os horários definidos pela organização.

Os participantes no Rali foram ontem ao Centro Operacional do Rali, para colocar nas viaturas os GPS regulamentares nos carros que vão usar nos reconhecimentos e que são idênticos aos utilizados no dia a dia.

Apenas exibem no pára-brisas um autocolante fornecido pela organização do rali e no óculo traseiro uma outra placa com o número atribuído na lista de inscritos.  Têm ainda um GPS que também serve para medir velocidades.

Os regulamentos são claros: "O excesso de velocidade durante o reconhecimento será penalizado de acordo com o Regulamento Regional de Rali FIA artigo 34.2. A verificação da velocidade será efetuada pelo aparelho de GPS que será montado na respectiva viatura".

Durante o reconhecimento, todas as regras de trânsito nacionais e regionais devem ser cumpridas. Atá porque as Provas Especiais de Classificação não serão fechadas ao trânsito normal durante os reconhecimentos. 

O número de passagens para o reconhecimento de cada Prova Especial é limitado a três por equipa.

Durante os reconhecimentos, apenas é permitida a bordo do veículo a presença de duas pessoas: o piloto e o Copiloto da equipa em questão.

É ainda proibido às equipas circularem no sentido inverso ao do rali, excepto, nas PEC’s da Boaventura e Ponta do Pargo, assim como quando tal for indicado por um comissário da prova ou pelas autoridades policiais. De resto, os concorrentes só podem entrar numa prova de classificação pela partida e sair pela chegada (Meta).