5 Sentidos

CMF assinala Dia Mundial da Fotografia com utentes do Centro Comunitário

None
Foto Sónia Dória

A Câmara Municipal do Funchal (CMF) assinalou, hoje, 19 de Agosto, o Dia Mundial da Fotografia, com uma actividade intitulada 'Recordar, reviver e Recriar', no Centro Comunitário do Funchal (CCF).

Esta iniciativa teve como objectivo "a valorização da passagem do tempo, realçando a importância e a eficácia da fotografia na ajuda fiel de manter vivas as memórias criadas há largos anos", explica a autarquia em nota de imprensa.

A actividade contou com a presença da vereadora Helena Leal, que na ocasião, sublinhou que a CMF pretende, através destas iniciativas, "promover um momento de partilha e união, combatendo a solidão" nesta fase do ciclo de vida, bem como, "colaborar para se olhar com uma outra lente para esta nova etapa de vida, numa perspectiva mais positiva e com foco na longevidade".

A vereadora com o pelouro das áreas sociais, afirma que “é uma fase em que se deve usufruir o presente, com a vantagem de se ter todo um universo de vivências, experiências e memórias afetivas, que são sem dúvida, o que nos dá sentido à vida e constituem o maior património do ser humano”.

Nesse sentido defende que "será preocupação desta vereação e enquanto executivo, assegurar as condições para que as pessoas mais velhas, vivam com mais alegria e qualidade de vida (...) abolindo a perspetiva redutora e de declínio normalmente associada a esta etapa do ciclo de vida”, frisou.

A actividade desta manhã incidiu, numa primeira fase, na recriação de fotografias seleccionadas e cedidas pelos utentes, num cenário criado com jornais de forma a tentar obter a ideia de antiguidade. Numa segunda fase, os utentes foram fotografados num contexto mais livre em outros dois cenários de forma a explorar as várias dimensões que a fotografia possibilita.