Madeira

"A ocupação desastrada e ilegítima da orla costeira no Concelho do Funchal é um dos processos de maior negligência política"

None

Numa iniciativa política que decorreu esta manhã, no Molhe da Pontinha, a CDU falou sobre a destruição da orla costeira do concelho do Funchal.

A ocupação desastrada e ilegítima da orla costeira no Concelho do Funchal é um dos processos de maior negligência política ao longo dos últimos anos. A nossa ilha tem sido alvo de intervenções incompreensíveis por parte das entidades governativas, levando a que sejam construídas ilhas dentro de ilhas, onde uns têm acesso total ao mar e outros sejam privados de usufruir de partes da orla costeira. Herlanda Amado, deputada municipal.

No comunicado enviado à comunicação social a CDU refere que "são muitos os exemplos de praias roubadas ao povo do Funchal, com a conivência dos governantes fazendo com que seja destruída uma importante zona do litoral. Para além da instalação de empresas e da ocupação ilegítima nos acessos ao mar, as atividades industriais implantadas ao longo da nossa costa têm destruído património de todos para usufruto de alguns, que é irrecuperável".

Herlanda Amado confirmou que o "facto de entre a Pontinha e o Lido ou toda zona litoral entre a Praia do Toco e a ponta do Lazareto, toda a frente litoral do Funchal, toda a orla costeira estar nas mãos de interesses privados demonstra, desavergonhadamente, o resultado de acumulados processos de subjugação da cidade a interesses privados em detrimento do interesse colectivo de todos os gunchalenses. Todo o litoral foi entregue de mão beijada para o negócio de alguns, retirando a orla costeira à cidade e aos cidadãos, apesar de aqueles territórios serem do domínio público".

Devido à falta de visão estratégica e à incapacidade projectiva e de investimento em favor do interesse público impediram o desenvolvimento integrado de uma importantíssima área territorial que, no Funchal, poderia estar ao serviço da cidade e dos cidadãos, transformando cada vez mais o Funchal numa cidade resort onde uns podem tudo, e outros que sendo impedidos de usufruir da Cidade em pleno, apenas conhecem e vivem na cidade gueto". Herlanda Amado,  deputada municipal..

A deputada municipal da CDU denunciou que, "a privatização do litoral no Funchal é fruto da soma de inércias e subjugação a interesses privados, quer no tempo em que o PSD governava a CMF, continuadas pela gestão autárquica do PS ao longo de 8 anos, e após as últimas eleições autárquicas com a gestão do candidato do PSD eleito Pedro Calado, continua a destruição do ambiente e de património de todos nós".

Apesar de se assumirem como tendo políticas ambientais diferentes, a verdade é que PS e PSD promovem a mesma política de privatização do domínio público marítimo e realizam as mesmas orientações de benefício ou de isenção fiscal a quem ficou com o uso exclusivo do litoral no Funchal". Herlanda Amado, deputada municipal..

Para a CDU, "a ocupação do litoral por privados, com fins de exploração económica, é uma das marcas mais negativas que estão a desfigurar a cidade do Funchal. A entrega de mão beijada de todo o litoral aos prevaricadores da cidade é o resultado de políticas de promiscuidade entre o poder político e o capital com consequências lesivas para a cidade e para os cidadãos. Já é tempo de inverter este processo de expropriação dos cidadãos e da Cidade, dos direitos ao litoral e ao domínio público marítimo, que só será possível através de um novo rumo de desenvolvimento do Funchal, que só a CDU garante, rompendo com as políticas impostas pelo PSD e pelo PS".