Madeira

Economia regional continuou a crescer em Maio, mas mais lentamente

Foto Shutterstock
Foto Shutterstock

O Indicador Regional de Actividade Económica (IRAE) "revela que, no mês de Maio de 2022, a actividade económica regional manteve a trajectória positiva de crescimento, embora a um ritmo inferior ao registado no mês anterior", explicado pela "progressiva normalização na actividade económica que se verificava no período homólogo", revela hoje a Direcção Regional de Estatística em mais uma divulgação mensal.

Analisando por tópicos ou temas, divididos em seis áreas, a DREM destaca:

Actividade Económica

"Conforme acima referido, em Maio de 2022, a actividade económica regional manteve a trajectória positiva de crescimento, embora de forma menos expressiva do que no mês anterior. A recuperação do sector do turismo deu um importante contributo para aquele desempenho, já que as dormidas (excluindo o alojamento local abaixo das 10 camas) subiram 520,0% nesse mês".

"A emissão de energia eléctrica – um indicador associado à evolução da actividade económica, ainda que em crescimento, +13,4%, registou uma desaceleração em relação ao mês anterior. Também em desaceleração está o consumo de gasóleo, que, em Maio de 2022, cresceu 13,3%, contra os 18,9% registados em Abril de 2022".

"Analisando o rácio das sociedades constituídas e dissolvidas, observa-se que, em Maio de 2022, por cada sociedade dissolvida na Região foram criadas 1,8 novas sociedades, traduzindo uma ligeira quebra face aos mês anterior (2,1)".

Consumo Privado

"Um dos indicadores reveladores da evolução do consumo privado são as operações da rede SIBS (Multibanco e outros) com cartões emitidos por bancos nacionais. Observando os montantes dos levantamentos e compras, com cartões nacionais, através de terminais de pagamento automático (TPA), verifica-se que este indicador continuou a crescer, em Maio de 2022 (+16,1%), mas a um nível inferior ao do mês precedente (+18,0%), indicando uma inversão da tendência de aceleração iniciada em Janeiro de 2022".

"A introdução no consumo de gasolina mantém a tendência crescente, ascendendo, a variação homóloga, a 25,5% (+29,0% em Abril)".

"Por sua, vez, o saldo dos empréstimos para consumo e outros fins concedidos às famílias e às instituições sem fins lucrativos ao serviço das famílias aumentou 3,1% em Maio de 2022".

Investimento

"Os indicadores disponíveis para o domínio do investimento, de Maio de 2022, estão em crescimento, com destaque para a avaliação bancária de habitação (+8,9%), vendas de cimento (+7,8%) e vendas de automóveis novos ligeiros mercadorias, (+6,8%).  Os edifícios licenciados cresceram 3,9% e os empréstimos para habitação, 1,9%".

Procura Externa

"Embora o comércio com o estrangeiro seja apenas uma pequena fatia do comércio global que a Região efectua (a maior parte do qual com o Continente), é de assinalar que, quer a exportação (+42,8%), quer a importação de bens (+33,4%) apresentam a mesma tendência que o movimento de mercadorias nos portos (+16,0%), indicador mais abrangente no que respeita à dinâmica do comércio com o exterior. Nos restantes indicadores, observa-se que o crescimento no movimento de passageiros nos aeroportos (+398,8%) está em linha com os levantamentos e compras, com cartões internacionais, através de terminais de pagamento automático (TPA), +193,9%, registados em Maio de 2022 (+198,5% no mês anterior)".

Mercado de Trabalho

"Os dados provenientes dos organismos que tutelam a área do Emprego no País e na Região mostram, em Maio de 2022, um crescimento das ofertas de emprego (+100,2%) e uma diminuição, tanto nos pedidos de emprego como nos desempregados inscritos (-19,5% em ambos os casos)".

Preços

Por fim, "em Maio de 2022, a taxa de inflação homóloga acelerou, atingindo os 7,6%, sendo mais pronunciada nos bens (+8,6%) que nos serviços (+6,1%). A inflação subjacente (que exclui os produtos alimentares não transformados e energéticos) fixou-se em 6,1%.