Madeira

Madeira e Açores levam a Lisboa problemas do mar e pescas

None

O secretário regional de Mar e Pescas e o seu homólogo açoriano, Manuel São João, reúnem-se esta quinta-feira, em Lisboa, com a secretária de Estado das Pescas, Teresa Coelho, para uma abordagem de assuntos relacionados com os dois sectores.

A primeira reunião partilhada entre as duas reuniões autónomas com o governo da República decorre de encontros prévios entre os governantes insulares. Em Janeiro deste ano, Manuel São João visitou a Região e durante três dias ficou a conhecer o modelo de funcionamento das pescas da Madeira. No início de Abril, Teófilo Cunha e o director regional das Pescas, Rui Fernandes, deslocaram-se aos Açores.

Destes encontros resultou a ideia de criar uma 'Frente Insular', com o propósito de as duas regiões autónomas defenderem perante o governo português e as entidades europeias políticas comuns e encontrarem soluções para os problemas relacionados com as pescas e o mar.

Estamos a iniciar um novo relacionamento com a Região Autónoma dos Açores em diversas vertentes, entre as quais a presença de representantes das duas regiões nas reuniões para atribuição das quotas de pescado, e esta reunião com o Governo da República é um primeiro passo nesse sentido”. Teófilo Cunha
 Até aqui, a Madeira e os Açores eram apenas ouvidos, mas entendemos que futuramente devemos estar presentes nas reuniões onde são decididas as quotas dos tunídeos, nomeadamente". Teófilo Cunha

O governante açoriano não tem dúvidas sobre a importância da 'Frente Insular' no âmbito do Mar e Pescas: “Se articularmos entre as duas regiões autónomas aquilo que vamos transmitir a Lisboa, e até nas instâncias comunitárias, estamos certos de que isso terá um peso muito maior e a decisão tenderá a ser mais favorável a nós”, destacou Manuel São João, que elegeu a renovação da frota de pesca açoriana como um dos “maiores” problemas no setor pesqueiro dos Açores.