Madeira

Aumento da situação líquida do SERAM em cerca de 78,4 milhões de euros

None

O Relatório Anual do Setor Empresarial da Região Autónoma da Madeira (SERAM), relativo ao exercício de 2021, dá conta de que houve um aumento da situação líquida do SERAM em cerca de 78,4 milhões de euros, que traduz um acréscimo na ordem dos 8,3%, conforme revela o DIÁRIO, hoje, na sua edição impressa.

Relativamente ao passivo, o relatório destaca que houve uma diminuição em cerca de 109,2 milhões de euros, que corresponderá a uma descida na ordem dos 7,1%, tendo-se registado, igualmente, uma diminuição da dívida financeira total do SERAM (incluindo os suprimentos da RAM) em cerca de 97,0 milhões de euros, que representa um decréscimo de 10,2%.  

Revela também que se registou uma melhoria nos rácios de estrutura de capital do SERAM, com reforço da autonomia financeira em 3,7 pontos percentuais e da solvabilidade em 10,3 pontos percentuais. 

Mais: Ainda durante este período, verificou-se um crescimento do volume de negócios em cerca de 60,1 milhões de euros, que se traduz numa subida na ordem dos 11,2%, tendo-se registado igualmente, uma melhoria no resultado operacional bruto (EBITDA) do SERAM em cerca de 12,6 milhões de euros (+9,7%), bem como uma melhoria no resultado operacional (EBIT) do SERAM em cerca de 1,2 milhões de euros (+5,0%), levando à melhoria do resultado líquido do exercício do SERAM, em 5,3 milhões de euros, representando um aumento de 89,0%. 

Foi de igual forma verificado um aumento do Investimento do SERAM em cerca de 5,1 milhões de euros, que se traduz, percentualmente, num aumento na ordem dos 5,7%. 

O Relatório Anual do SERAM já se encontra disponível para consulta no Portal da Secretaria Regional das Finanças (www.madeira.gov.pt/srfinancas/).