Madeira

“O que nos move é poder servir e disponibilizar os nossos meios para chegar a quem mais necessita”, diz Rita Andrade

None

A cidade de Câmara de Lobos recebeu, ontem, a primeira acção da iniciativa 'Secretaria em Movimento + perto de si', dinamizada pela Secretaria Regional de Inclusão Social e Cidadania.

A Secretaria liderada por Rita Andrade, numa dinâmica de proximidade com a população local, começou o dia cedo com uma reunião na Câmara Municipal de Câmara de Lobos que juntou o executivo camarário, empresários locais e dirigentes dos serviços sob a tutela da SRIC.

 Reunião profícua, porque é fundamental agir seguindo esta lógica de proximidade e irmos ao encontro às reais necessidades da população. Em conjunto com o Presidente da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, estivemos com as forças vivas do concelho, a ouvir os seus anseios e a analisar soluções. A questão da mão de obra foi a que suscitou mais diálogo, fruto de termos baixado o número de desempregados na Região e ser ainda difícil recrutar para determinados sectores, como a hotelaria, a restauração e a construção civil Rita Andrade, secretária regional de Inclusão Social e Cidadania

Para a governante, “apesar de haver questões transversais, como a falta de mão de obra nestes sectores, que é inclusive um problema nacional, e até europeu, há outras questões que poderão ser diferentes em cada concelho da Região. E por isso, vamos estar presentes nos 11 concelhos, com este formato”.

Esperamos que, com o conjunto de ideias e soluções debatidas nestas reuniões, possamos identificar novas formas de actuar, é esse um dos grandes objectivos desta iniciativa. Encontrarmos e propormos soluções, que correspondam às reais necessidades das empresas, autarquias e da nossa população

Balcões de atendimento com o “objetivo de encontrar as melhores soluções”

Com  balcões de atendimento personalizado, instalados na Casa da Cultura em Câmara de Lobos, foram vários os serviços sob a tutela da Secretaria, num formato de proximidade, que estiveram presentes, ao longo do dia, para esclarecer a população no que diz respeito a questões relacionadas com o Emprego, Segurança Social, Assuntos Sociais e Trabalho e a Acção Inspectiva.

Para além do atendimento presencial, a parte da tarde foi também preenchida com uma sessão motivacional, dirigida às pessoas em situação de desemprego do concelho, durante a qual se pretendeu convidar à reflexão conjunta sobre questões relacionadas com a empregabilidade e com o mercado de trabalho. Foram ainda abordadas questões pessoais que dificultam e desaceleram o processo de (re)integração no mercado de trabalho.

Levar os serviços a locais centrais de todos os concelhos, disponibilizando, durante 1 dia, um atendimento personalizado à população em geral, que poderá assim esclarecer questões em áreas tuteladas pela nossa Secretaria. Sentimos que estes balcões serão uma mais-valia, pelo que apelamos a toda a população a participar. Estaremos lá para vos receber, trabalhar em conjunto, sempre com o objetivo de encontrar as melhores e as mais rápidas soluções Rita Andrade, secretária regional de Inclusão Social e Cidadania

“O que nos move é servir a nossa população e disponibilizar os nossos meios para chegar a quem mais necessita. Sempre com o objetivo de assegurar, cada vez mais, uma maior proximidade”, concluiu Rita Andrade.