Madeira

Vereadora Isabel Costa visitou submarino Lula 1.000

None

A vereadora com o pelouro da Ciência na Câmara Municipal do Funchal (CMF), Isabel Costa, visitou ontem o submarino de investigação Lula 1.000, que se encontra sediado no Funchal.

O Lula 1.000 é um pequeno submarino com capacidade para transportar três pessoas até 1.000 metros de profundidade, dotado de equipamento científico sofisticado e de recolha de imagens de última geração, o que fazem dele um dos 10 submarinos deste género existentes a nível mundial.

Na Madeira desde 2019, o Lula 1.000 efectuou já 13 mergulhos ao longo da Costa Sul da Madeira no âmbito do “deep-ml”, projecto liderado pela Direcção Regional do Ordenamento do Território e Ambiente e agora Direcção Regional do Mar, no qual participou a Estação de Biologia Marinha do Funchal e que descobriu uma pradaria de algas laminárias entre a Madeira e as Desertas, até então desconhecida.

O Lula 1.000 é propriedade da Fundação Rebikoff-Niggeler, uma organização sem fins lucrativos de investigação marinha, com base na Horta, Ilha do Faial, Açores, o objectivo desta fundação é facilitar a pesquisa e a observação, “in situ”, de ambientes de águas profundas por meio de tecnologia submersível tripulada.

Nesta visita, Isabel Costa, acompanhada pelo Chefe de Divisão de Ciência da CMF, Manuel Biscoito, foi recebida a bordo do navio-mãe do submarino, o catamaran “Ada Rebikoff”, pelos pilotos e representantes do proprietário do submarino, Joachim e Kirsten Jacobsen, que não só deram a conhecer toda a actividade da fundação, na Região.