Madeira

Alicia Freitas e Lara Sousa vencedoras da 16.ª edição do 'AgenteX'

None Ver Galeria

O Parque Temático da Madeira, em Santana acolheu, hoje, a  sessão de encerramento e entrega de prémios do AgenteX, que sagrou como vencedoras Alicia Freitas, da EBS Bispo D. Manuel Ferreira Cabral, e Lara Sousa, da EBS/PE da Calheta.

Este projecto pretende "promover o desenvolvimento do raciocínio matemático através da resolução de problemas, desenvolver o gosto e contribuir para a melhoria da relação dos alunos para com esta disciplina".

Esta tratou-se da 16.ª edição de um concurso que mobilizou 1.050 alunos de todas as escolas da RAM, tornando-a a mais participada de sempre. Entre estes, 124 estudantes, de 24 estabelecimentos de ensino, alcançaram a final.

"Há uma panóplia significativa de projectos, como este, através dos quais procuramos desenvolver um conjunto de competências que julgamos fundamentais para os nossos alunos e para os seus desempenhos futuros. Para além da sala de aula, da componente curricular, de uma matriz que se procura cumprir, há um conjunto de alunos que, fruto do seu interesse, tem possibilidade de levar mais além esses conhecimentos e essas competências neste tipo de projectos", referiu Jorge Carvalho na ocasião.

Considera ser "um projecto estruturante", pelo facto de ser desenvolvido ao longo do ano lectivo, com um conceito de descoberta, de desenvolvimento, de raciocínio e de lógicas que têm por base o pensamento matemático.

Lista dos vencedores:

AgenteX Mini

1.º - Alicia Freitas (EBS Bispo D. Manuel Ferreira Cabral)

2.º - Francisco Silva (EB23 Dr. Horácio Bento de Gouveia)

3.º - Lucas Almeida (Colégio do Infante do Henrique)

AgenteX Max

1.º - Lara Sousa (EBS/PE da Calheta)

2.º - Luís Quadrado (EB23 Dr. Horácio Bento de Gouveia)

3.º - Gonçalo Silva (EBS Dr. Ângelo Augusto da Silva)