Alterações Climáticas Madeira

Acompanhe a 2.ª edição das Conferências do Ambiente e Acção Climática

A 2.ª edição das Conferências do Ambiente e Acção Climática, que decorre esta tarde, a partir das 15 horas, no auditório do Colégio dos Jesuítas, traz à discussão o impacto das alterações climáticas e dos riscos ambientais.

Trata-se de um evento promovido pela Secretaria Regional de Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas e integrado no projecto PLANCLIMAC, que é co-financiado pelo INTERREG MAC 14-20, e tem por objectivo promover a adaptação às alterações climáticas e a prevenção e gestão de riscos.

Esta edição, que conta com a parceria do DIÁRIO, conta com um painel de oradores especializados e cujas intervenções visam demonstrar a importância da acção climática para a adaptação aos efeitos das alterações climáticas, para a mitigação das mesmas rumo à neutralidade carbónica, e para o aumento da resiliência do território e das suas populações.

Após uma primeira intervenção da secretária regional do Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas, Susana Prada, cabe ao engenheiro Francisco Taboada, presidente do Conselho de Administração da Empresa de Electricidade da Madeira (EEM), se debruçar sobre a “Importância dos Projectos de Centrais de Baterias na Redução de Emissões e na Segurança Energética Futura da RAM”. 

Segue-se uma intervenção de Filipe Oliveira, da Agência Regional da Energia e Ambiente da Região Autónoma da Madeira, sobre o “Plano de Acção para a Energia Sustentável e Clima (PAESC-RAM)”. O administrador da AREAM tem trabalho feito ao nível da coordenação e desenvolvimento de projectos de investigação e cooperação internacionais nas áreas da energia, ambiente, mobilidade, descarbonização e sustentabilidade; sensibilização e formação.

Sónia Bettencourt, Chefe de Divisão de Acção Climática e Avaliação Ambiental da Direcção Regional do Ambiente e Alterações Climáticas dos Açores, toma a palavra de seguida e vem falar sobre a experiência daquele arquipélago nesta área, com uma análise ao “PRAC Açores - Programa Regional de Alterações Climáticas dos Açores”.

De Canárias chega-nos Juan Pedro Díaz Gonzalez. O professor catedrático da Universidade La Laguna traz à Região o tema da “Avaliação do impacto das alterações climáticas no Turismo das Ilhas Canárias”. É autor de mais de uma centena de contribuições para revistas de impacto, artigos de conferência e capítulos de livros e liderou o projecto de investigação que gerou os primeiros resultados das projecções climáticas para as Ilhas Canárias ao longo do século XXI.

As intervenções ficam completas com Fabrício Lopes de Macedo, investigador no ISOPlexis- Centro de Agricultura Sustentável e Tecnologia Alimentar da Universidade da Madeira, que coloca em discussão a “Avaliação e Monitorização da Agrobiodiversidade e da Sustentabilidade dos Agrossistemas nos Novos Cenários Climáticos”.

Segue-se, a partir das 16h25, um debate moderado pelo jornalista Ricardo Duarte Freitas, editor executivo do DIÁRIO de Notícias da Madeira. O tema em foco será “Ambiente e Acção Climática na Macaronésia”.