Desporto

Portugal com 25 atletas nos Jogos Paralímpicos Europeus da Juventude

None

Portugal vai estar representado por 25 atletas, de cinco modalidades, nos Jogos Paralímpicos Europeus da Juventude, que decorrem entre 27 de junho e 04 de julho em Pajulahti, na Finlândia, anunciou hoje o Comité Paralímpico de Portugal (CPP).

Os portugueses que participarão no evento, que junta mais de 500 participantes, de 29 países, vão competir nas modalidades de atletismo, basquetebol em cadeira de rodas, boccia, natação e ténis de mesa.

A missão portuguesa será chefiada pelo antigo atleta paralímpico Carlos Lopes, que encara a competição como uma forma de proporcionar experiência competitiva aos jovens atletas e de "estimular e entusiasmar outros jovens com deficiência a iniciar uma prática desportiva regular".

"Os Jogos serão certamente um marco importante e memorável na carreira desportiva destes jovens atletas, permitindo-lhes ter uma experiência competitiva internacional e, também, partilharem dos valores da coragem, determinação, inspiração e igualdade", disse Carlos Lopes, em declarações ao CPP, organismo do qual é secretário-geral.

Na última edição dos Jogos Paralímpicos Europeus da Juventude realizada em 2019 também em Pajulahti, na Finlândia, Portugal conquistou 11 medalhas - quatro de ouro, quatro de prata e três de bronze -- nas modalidades de atletismo, boccia, goalball e natação.

Lista de atletas portugueses:

- Atletismo: Gabriel Covas, Mamadu Baldé e Rafael Neto.

- Basquetebol em cadeira de rodas: Afonso Tavares, Ahmat Afashokov, Alexandre Conde, Ângelo Pereira, Emanuel Soares, João Castro, João Reia, Nuno Nogueira, Pedro Gomes e Tomás Amaral.

- Boccia: Alice Moreira, Catarina Monteiro, David Araújo, Francisco Gouveia e Luís Costa.

- Natação: Rodrigo Patrício, Samuel Duarte e Tomás Cordeiro.

- Ténis de mesa: Bruno Araújo, Eurico Silva, Mário Bastardo e Paulo Barbosa.