Casos do dia

Dez vidas salvas no mar da Madeira este ano

None

Entre Janeiro e a primeira semana de Junho deste ano, o Subcentro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo do Funchal (MRSC Funchal) realizou 16 acções que permitiram salvar dez vidas na Madeira.

Um dos salvamentos ocorreu no dia 29 de Maio, quando o MRSC Funchal coordenou uma operação de resgate de um náufrago de nacionalidade inglesa que se encontrava junto ao respectivo veleiro 'Shapirit' e que caiu ao mar a cerca de uma milha, o equivalente a cerca de dois quilómetros, a Sul do Porto do Funchal.

Os dados foram divulgados hoje pela Marinha e mostram também que na área correspondente ao Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo (MRCC) de Lisboa, em 111 acções realizadas foram salvas 126 pessoas.

Na área de responsabilidade de Ponta Delgada foram coordenadas até ao momento 75 acções de busca e salvamento, tendo sido resgatadas 116 pessoas. 

Números estes que comprovam que “a taxa de eficácia do serviço mantém-se nos primeiros meses de 2022 superior a 99%”, informa.

A Marinha lembra ainda que “para o sucesso do sistema de busca e salvamento contribuem diferentes organizações e são empenhados meios de diversas entidades, nomeadamente da Marinha Portuguesa, da Autoridade Marítima Nacional (AMN), da Força Aérea Portuguesa (FAP) e outros recursos e meios pertencentes à Estrutura Auxiliar do Sistema Nacional de Busca e Salvamento, em especial do Instituto Nacional de Emergência Médica – Centro de Orientação de Doente Urgentes no Mar (INEM CODU-MAR), dos Serviços Nacionais e Regionais de Protecção Civil e Bombeiros, das Administrações Marítimas e Portuárias, entre outros organismos”.

Destaca também o apoio prestado pelos navios mercantes nas acções de busca e salvamento, que muitas vezes se desviam das suas rotas comerciais para prestarem o auxílio necessário, sempre coordenados pelos Centros Nacionais – MRCC Lisboa e MRCC Delgada.​

Mais Casos

A carregar...

Não existe mais conteúdo

Carregar mais notícias

Erro ao carregar mais conteúdo