Madeira

“O Mar da Calheta tem boa qualidade”, garante directora regional do Mar

None Ver Galeria

Durante a abertura da exposição ‘Vamos salvar os animais marinhos’, a directora regional do Mar, Mafalda Freitas, afirmou, esta manhã, que o mar da Calheta tem “boa qualidade” ambiental e que prova disso “é que se conseguem ver os habitantes marinhos tão perto da costa”.

É, precisamente, na praia da Calheta que pode ser visitada, a partir de hoje, a exposição ‘Vamos salvar os animais marinhos’, que tem como principal objectivo sensibilizar a população para a diminuição do plástico e do lixo nas praias, com vista à protecção dos animais que habitam no mar. Os trabalhos, a cargo das Escolas Azuis da Calheta (Externato São Francisco de Sales - Prazeres, Estreito da Calheta e Lombo do Guiné), foram feitos com materiais reutilizáveis e o resultado final foi dado a conhecer hoje, numa cerimónia que contou com a presença de diversas entidades regionais e também da Câmara Municipal da Calheta.

Foi perante dezenas de crianças que Nadine Mota, da Secretaria Regional da Educação, Ciência e Tecnologia, elogiou o empenho dos mais novos na defesa deste que é o nosso “bem mais precioso”, o mar.  Um reparo deixado também pela vice-presidente da Câmara Municipal da Calheta, Doroteia Leça, que diz estarmos perante uma “mudança de mentalidade”.

Estamos aqui não só para incutir mas também para festejar a mudança de mentalidade, pois isto é um processo que se vai construindo ao longo dos anos”, disse, sublinhando que “se não houvessem medidas de preservação e de proibição de certas atividades, hoje o mar já não era nosso Doroteia Leça, vice-presidente da Cãmara Municipal da Calheta

Uma questão abordada no final do evento pela bióloga Filipa Duarte que deu a conhecer aos presentes um pouco mais sobre a vida marinha.

A organização deixa o convite para que toda a população visite esta exposição que durante as próximas semanas ficará patente junto à receção da Praia da Calheta.