Madeira

Temperatura na Madeira aumentou até 6ºC e a chuva caiu para metade na última década

Projecto CasBio prevê impactos “piores do que era esperado” na agricultura

None
Foto ASPRESS

As mudanças climáticas na Madeira estão mais aceleradas, ocorrendo mais rapidamente do que o esperado, concluiu um estudo da Universidade da Madeira (UMa) com base nos dados climáticos apurados na última década.

Os dados foram divulgados pelo investigador Fabrício Lopes de Macedo, da UMa, ao abordar o Projecto CasBio – Avaliação e monitorização da Agrobiodiversidade e da Sustentabilidade dos Agrossistemas nos novos cenários climáticos.

“As interpolações com dados climáticos mais recentes (2011-2011), demonstram que houve um aumento na temperatura na Madeira à volta de 4 a 6 graus centígrados com relação aos dados históricos”. Ao invés, o estudo revela que na precipitação houve “uma diminuição de 50 a 52% com relação aos dados históricos”.

Com base nesta avaliação, uma das conclusões é que é suposto que “os impactos na agricultura serão piores do que era esperado, aumentando a vulnerabilidade dos sistemas locais de produção de alimentos” e que “a sustentabilidade e resiliência dos agrossistemas podem ser comprometidos”.

No fecho do ciclo de palestras no âmbito das 'Conferências do Ambiente e Acção Climática', a decorrer, esta tarde, no Colégio dos Jesuítas, no Funchal, Fabrício Lopes de Macedo concluiu que “é necessário um programa sistemático de investigação para monitorar e compreender os efeitos da exposição ao clima altamente mutável nas culturas e nos agrossistemas”.

Uma ‘mesa redonda’ com os cinco palestrantes convidados, encerra as 'Conferências do Ambiente e Acção Climática', a decorrer, esta tarde, no Colégio dos Jesuítas, no Funchal. Conferência final que é aberta a questões da plateia, com moderação do jornalista do DIÁRIO Notícias, Ricardo Duarte Freitas.