Madeira

20 escolas do Funchal premiadas em concurso da CMF

A vereadora Isabel Costa destaca importância da iniciativa para o “ crescimento pessoal e formação das crianças”

None

A vereadora da Câmara Municipal do Funchal, Isabel Costa, entregou esta terça-feira os prémios do Concurso 'Uma Escola, Um Jardim', cujos trabalhos fotográficos encontram-se expostos no átrio do edifício dos Paços do Concelho até 9 de Junho.  Trata-se de uma iniciativa integrada na Semana do Ambiente 2022.

Na ocasião, Isabel Costa agradeceu a participação das escolas nesta Iniciativa que considera “positiva para o crescimento  e formação das nossas crianças”.

A vereadora realçou ainda a importância “destas intervenções a nível de sensibilização, porque proporciona às crianças um contacto com a terra, com a natureza, o que lhes permite tomar consciência  e desenvolver o seu crescimento, não só a nível  pessoal mas também  a nível colectivo porque trabalham todos em conjunto.”

O concurso 'Uma Escola, Um Jardim' realizou-se junto dos Estabelecimentos de Ensino do Município, com o objectivo de fomentar a criação e manutenção de espaços verdes – jardim ou horta - nas áreas que envolvem os edifícios escolares, proporcionando uma maior interacção entre a comunidade educativa.

Nesta 27.ª edição inscreveram-se 20 estabelecimentos de ensino, num total de 21 espaços a concurso, nas seguintes categorias: Jardim de infância / Infantário; 1º Ciclo do Ensino Básico com Pré-Escolar; 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico, Secundário e Profissional e Serviços Técnicos de Educação Especial.

Os vencedores

A Escola Básica do 2º e 3º ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia foi vencedora em  duas categorias. Na vertente ‘Jardim’, a Escola secundária Jaime Moniz ficou em segundo lugar e a APEL em terceiro lugar.

Já na categoria ‘Horta’, a Escola Básica Bartolomeu Perestrelo conquistou o segundo prémio, ficando em terceiro lugar a ‘Dr. Eduardo Brazão de Castro’

Foram ainda atribuídas menções honrosas as escolas do 1º ciclo de São Gonçalo e a Básica e Secundária ‘Gonçalves Zarco.